Pular para o conteúdo

Planejamento da Mulher Virtuosa

Planejamento da Mulher Virtuosa

Ao mergulharmos nos ensinamentos sagrados, temos como guia a sabedoria de Deus e a preciosidade do planejamento da mulher virtuosa.

Nos versículos de Provérbios 31, encontramos um retrato vívido dessa mulher sábia, cujo coração é um poço de virtudes. Ela é a mestra do tempo, sabendo distribuir com diligência suas responsabilidades entre Deus, família, trabalho e cuidado pessoal.

Multiplicando o Tempo com a Sabedoria de Deus

A mulher virtuosa compreende que o tempo é um presente precioso concedido por Deus e, portanto, ela o administra com discernimento e graça. Em Provérbios 31:15, lemos: “Levanta-se, ainda de noite, e dá mantimento à sua casa e tarefa às suas servas”. Essa passagem nos revela a diligência e a prontidão da mulher virtuosa em começar seu dia com propósito e organização.

Ao planejar seu tempo, ela reserva momentos preciosos para se dedicar à comunhão com Deus. Em Mateus 6:33, Jesus nos ensina: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Assim, a mulher virtuosa prioriza seu relacionamento com o Senhor, buscando Sua vontade e orientação em cada aspecto de sua vida.

A mulher virtuosa reconhece a importância do autocuidado. Em 1 Coríntios 6:19-20, sabemos que nosso corpo é templo do Espírito Santo: “Ou vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês”. Assim, ela reserva momentos para cuidar de si mesma, alimentando sua alma, corpo e mente.

Além disso, ela entende a importância de nutrir os laços familiares. Em Tito 2:4-5, somos instruídas sobre o papel da mulher cristã em edificar sua casa: “a fim de que ensinem as jovens recém-casadas a amarem seus maridos e seus filhos, a serem sensatas, castas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada”. Assim, ela reserva tempo para fortalecer os vínculos familiares, nutrindo-os com amor e cuidado.

Dessa forma, confira alguns passos que farão a diferença em seu planejamento diário:

  1. Defina suas atividades no dia anterior
  2. Organize suas atividades por prioridade e com horários específicos
  3. Analise o que mais faz você “perder tempo”no seu dia e administre a entrada e saída dessas situações. Por exemplo: tenha horário certo para entrar e sair das redes sociais, para conversar ou tomar aquele cafezinho.
  4. Deixe tudo organizado na noite anterior. Isto é: a roupa da academia, bolsa do trabalho, mochila das crianças…
  5. Delegue o que pode ser mais produtivo outra pessoa fazer
  6. Evite ciladas diárias e saiba dizer não para atividades que te tirem totalmente do teu foco
  7. Fique longe do que te distrai facilmente durante a realização de suas tarefas
  8. Aplique técnicas de concentração, como a do pomodoro

O Planejamento da Mulher Virtuosa no Trabalho

No âmbito profissional, a mulher virtuosa é uma excelente administradora de seus talentos e recursos. Em Colossenses 3:23, lemos: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens”. Ela desempenha suas tarefas com excelência, honrando a Deus em cada empreendimento.

Assim, dê o seu melhor em seu ambiente de trabalho. Realize seu checklist de atividade com horários para serem feitos. Além disso, busque ser produtiva não se distraindo com cafezinhos, conversas paralelas ou aceitando toda e qualquer atividade que não competem a você.

Busque sempre novas ideias sobre como fazer o seu trabalho em um tempo menor, sendo que com a mesma qualidade de antes. Esteja atenta às pessoas que precisa de ajuda e sempre organize um tempo para ajudar às pessoas ao seu redor.

Sabemos que muitas vezes propor novas ideias ou realizar checkclists em uma empresa pode ser muito trabalhoso. No entanto, caso você perceba que o ambiente de trabalho não promove seu crescimento profissional, que tal aproveitar esse momento para empreender?

O Legado da Mulher Virtuosa

Ao contemplarmos o exemplo da mulher virtuosa, temos o desafio para adotar uma abordagem diligente e sábia em relação ao nosso tempo. Assim, aprendemos com sua sabedoria e compromisso, planejando nossos dias com discernimento e graça.

Além disso, o planejamento da mulher virtuosa é para nós uma fonte de inspiração e encorajamento. Pois, poderemos nos levantar com coragem e determinação, seguindo seus passos de fé e devoção.

Seguindo esse exemplo, cada momento será uma oportunidade para glorificar a Deus, cuidar de nossa família, servir com excelência e cultivar nosso bem-estar pessoal. E assim, ao multiplicarmos nosso tempo com a sabedoria de Deus, deixaremos um legado de amor, fé e virtude para as gerações futuras.

Que possamos ser, verdadeiramente, mulheres virtuosas, cujo coração está firmado na rocha da verdade e cujas vidas irradiam a luz do amor de Deus para o mundo ao nosso redor. Que assim seja, para a glória de Deus e o bem de todos os que nos cercam. Amém.

Grupo das Mulheres Virtuosas

Entre no grupo para acompanhar nossos posts, devocionais e indicações de livros.


Quem Faz

Vanessa Lins é a autora do site vanessalins.com.br. Formada em Comunicação e pós-graduada em Marketing, sempre gostou de escrever e de buscar conexões.

Desde que conheceu Jesus, busca se conectar com cada vez mais pessoas que queiram conhecer sobre o poder de Deus em suas vidas. E o Devocional e os livros cristãos são também caminhos virtuosos para isso.

1 comentário em “Planejamento da Mulher Virtuosa”

  1. Pingback: Hábitos da Mulher Virtuosa - Vanessa Lins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *