Redes Sociais na Política: O que pode?

Redes Sociais na Política

Que as redes sociais são a principal vitrine da atualidade de várias empresas, não é novidade mais para ninguém! Hoje, lojas e e-commerces têm o Instagram como o principal meio de divulgação dos seus serviços e produtos. Mas como aplicar então esse desenvolvimento das redes sociais na política? As eleições de 2018 já estão chegando e as campanhas estão a todo vapor. Mas nada impede o então candidato a começar a construir sua autoridade e a sua visibilidade por meio das redes sociais.

Redes Sociais na Política: quais as principais regras?

redes sociais na política

A eleição de 2018 será a primeira em que as regras para a utilização das redes sociais estão definidas, claras e sob uma legislação específica. Orientando que os candidatos podem, ou não, fazer.

O uso do Facebook, Instagram e Twitter são liberados. Os posts patrocinados também podem ser feitos, no entanto, deverão entrar como despesas da campanha, incluídos na prestação de contas. Eleitores e empresas não poderão fazer posts patrocinados para nenhum candidato. Isso configura crime eleitoral.

Os candidatos também não podem pagar ou fazer qualquer tipo de parceria com digitais influencers. Ou seja, os influenciadores não podem receber das campanhas valores ou permutas em troca de elogios ou apoio expresso a determinados candidatos nas redes sociais. É vedada qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na Internet, exceto os impulsionamentos realizados pela própria campanha.

Também é proibida a utilização de robôs que imitam ações humanas. Isto é, programas que replicam postagens ou controlam contas para influenciar entre os assuntos mais comentados e buscas.

Como analisar a influência dos políticos nas redes sociais?

Redes Sociais na Política

Todos nós, munidos de um smartphone com acesso às redes sociais, somos criadores de conteúdo. Somos capazes de influenciar nosso círculo de amigos e familiares por meio do escrevemos e compartilhamos nas redes sociais. Segundo o livro “Contágio: Porque as coisas pegam“, quanto maior o nosso Valor Social, maior será a nossa capacidade de influenciar mais pessoas, com hábitos, pensamentos e ideologias. Mas como conseguir esse Valor Social?

Esse “status”é muito relativo, afinal, suas atitudes e ações nas redes sociais são direcionadas a um público específico. E quanto maior e melhor for a sua comunicação dirigida e integrada, mais efetivo será o seu alcance.

Por isso, as redes sociais na política têm esse meio para nutrir seus eleitores com informações. Até o dia da votação, os itens abaixo deverão ficar bem claros para os cidadãos:

  • Definição do local de atuação e do público (País, Estado, Município?)
  • Descobrimento da principal necessidade desse público (Saneamento básico? Educação? Saúde?)
  • Como o candidato irá solucionar a problemática (Proposta de Governo)

A partir desses elementos recolhidos, com toda certeza, o candidato irá encontrar um leque de problemas e possíveis soluções. Esse será seu Plano de Governo. Que deve ser analisado, por nós, cidadãos, com toda criticidade e cuidado possível. E qual o melhor canal para tirar dúvidas e conhecer melhor essas propostas? Sim! As redes sociais! Viu como é fundamental?

Também Devemos Ficar Atentos

redes sociais na política

A transparência deve ser sempre o carro chefe de qualquer projeto, principalmente quando envolve política. No fim de outubro de 2017, os Estados Unidos passaram por uma nova polêmica relacionada à eleição de Trump. Já está sendo investigada a ligação direta da Rússia nas eleições americanas. Recentemente, o Facebook admitiu que uma empresa ligada ao governo da Rússia comprou 100.000 dólares em propagandas políticas durante a eleição do ano passado. O Twitter informou que em setembro encontrou mais de 200 contas na rede social que poderiam ser ligadas à interferência russa.

Diante disso, o Facebook mudou as regras com relação aos posts patrocinados da política. Agora, toda a verba proveniente para esses anúncios deverá ser informada a origem do capital. Que tal sermos mais enfáticos e cobrarmos mais essas novas diretrizes de nossos candidatos? *


Para quem é de Fortaleza, se liga quem tem dois Workshops que você não pode perder! Clique e saiba mais!

Workshop Moda e Mídias 

Curso de Gestão de Marca nas Redes Sociais


Veja Também!

Como Fazer Stories Criativos? Com o Curso Apps para Stories!

Como fazer stories criativos

Curso Apps para Stories é online e gravado, ou seja, você pode assistir do seu computador ou tablet no horário que quiser!

Você vai aprender a:

  • Usar aplicativos de edição de vídeo
  • Usar aplicativos para edição de foto
  • Fazer montagem de vídeos e fotos
  • Como fazer textos com fontes diferenciadas
  • Desvendar os principais mistérios dos Stories
  • Fazer posts profissionais a custo zero

Tudo isso pelo valor promocional de R$27,00! Isso mesmo! Todas essas informações, com muito aprendizado e a reunião dos melhores aplicativos por apenas R$27,00! Então não perca tempo que esse valor é só nessa semana de lançamento!

Para adquirir o curso agora é só clicar aqui. O Curso está hospedado na plataforma da Eduzz. Caso ainda não tenha cadastro, é só fazer um bem rapidinho! E quem quiser se afiliar ao curso é só solicitar nesse link!

Logo após é só colocar em prática e arrasar com seus Stories criativos e diferenciados!

Aguardo você no curso e boas aulas!


Quer obter resultados diferenciados da sua empresa no Instagram? Então entre em contato comigo pelo WhatsApp: (85)99956-9120 e saiba mais sobre minha Consultoria Online Instagram Business! Além disso, quem fizer a Consultoria Online comigo nesse mês de agosto, ganhará o Curso Online de Stories Criativos! Então entre logo em contato, antes que o mês acabe!

Você precisa saber:

Saiba tudo sobre a IGTV

Como Silenciar Contas no Instagram

Como Fazer Link do seu WhatsApp

Como Personalizar Ícones dos Destaques do Instagram

E caso tenha alguma dúvida ou sugestão é só mandar um e-mail!

Até mais!

Vanessa Lins

[email protected]

Ir para o Topo do Site