Pós-Venda: 11 Passos para Encantar seu Cliente

Henry é um veterinário paquerador que mora no Havaí. Um belo dia ele encontra a Lucy, por quem se apaixona perdidamente. Só tem um detalhe, a Lucy sofre de perda de memória recente e esquece de tudo a cada 24h. Daí o Henry conquista sua Lucy todos os dias para que ela se apaixone por ele sempre. Lindo né? É a sinopse do filme “Como se Fosse a Primeira Vez”, que por sinal eu adoro.

Mas o que Henry e Lucy têm a nos ensinar?

Que a constante conquista é fundamental para cativar alguém, incluindo clientes! A expectativa dos clientes aumentou muito e a propagação das informações também, tornando ainda mais importante todo o planejamento e estratégia no pós venda. Fazer essas ações é simplesmente indispensável para garantir o encantamento do seu cliente no pós-venda.

Você sabia que…

  • Mais de 60% das pessoas estão dispostas a pagar a mais por uma experiência memorável em uma loja ou em uma prestadora de serviço?
  • Mais de 50% de uma experência é baseada em emoções?
  • Qualquer negócio que gere uma conexão emocional com seus clientes pode aumentar em até 85% nas vendas?
  • Mais de 80% acham que possuem uma relação positiva com seus clientes, mas só 8% dos clientes tem essa mesma perspectiva sobre as empresas
  • Clientes emocionalmente conectados possuem 3x mais chances de recomendar a empresa a seus amigos ou de realizar novas compras
  • 3/4 dos clientes online gostaria de resolver seus problemas em até 5 minutos, usam outros sites para fazer comparações e confiam nas opiniões online tanto quanto as opiniões de amigos
  • Com o programa de pós-venda você aumenta os defensores de sua marca, diminui as chances de reclamações e aumenta a receita da empresa!
Fonte dos Dados: Viver de Blog

11 Passos para Encantar seu Cliente no Pós-Venda

1) Crie uma conexão com seu público. Enfatize seus valores, posicionamento e busque adeptos disso. Monte uma proposta de valor vem definida do seu negócio e destaque seu diferencial para conseguir essas conexões.

2) Crie personas sobre seu negócio. Isso ajudar a entender seu cliente e a melhor de se relacionar com ele no pós-venda.

3) Busque feedbacks dos seus clientes em tempo real! Comprou? Pergunte na hora sobre o atendimento. Se você tiver um app que já faça esse trabalho, melhor ainda! Isso mostra que a sua empresa é antenada e descolada.

4) Crie um sistema para receber o feedback dos seus clientes e crie um prazo máximo para fornecer uma resposta.

5) Divulgue esses canais entre seus clientes. Isso evita que qualquer possível decepção seja compartilhado nas redes sociais.

6) Mantenha o relacionamento com o seu público. Avise por e-mail ou WhatsApp (após prévia autorização) sobre as novidades da loja e não deixe de ligar para o cliente em suas datas especiais. Não se limite ao aniversário, isso todo mundo faz, mas ligar no aniversário de casamento ou parabenizando pelo aniversário do filho do seu cliente, quase ninguém faz. Isso encanta tanto!

7) Pergunte constantemente a sua equipe como o sistema de pós-venda poderia ser melhorado. Eles estão na linha de frente e geralmente são os primeiros a receber feedback

8) Compartilhe e treine sua equipe sobre sua estratégia de pós-vendas.

9) Mantenha seu público por perto através da gamificacion. Há muitos apps com esse objetivo. Ex: Após a 7º visita em sua loja, o cliente ganha algo muito bom!

10) Busque os detalhes de cada cliente em cada compra: o estilo, o que mais gosta, o comportamento. Quanto mais nichado melhor. Eu já falei sobre nicho de mercado nesse post, leia! 🙂

11) Oferecer um atendimento sensacional também é uma forma de conquista para o pós-venda. Torne-se inesquecível!

Dica Bônus

Colha os contatos dos seus clientes e os “espie” nas redes sociais. Veja quais são seus hábitos e o que gosta de comprar. Isso pode ajudar em sua próxima abordagem.

 

Gostou? Quer sugerir algo? Fala comigo! Vou adorar te ouvir!

Abraços,

Vanessa Lins

[email protected]

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