Polêmicas no Marketing: O que está sendo assunto

Está cada vez mais comum nos depararmos com certas notícias que causam estranheza e rebuliço. Nessa semana estão acontecendo algumas polêmicas no Marketing, que envolvem a triste tragédia de Brumadinho, como também o nível máximo de aparências que as pessoas estão dispostas a pagar para ter mais status no Instagram.

Polêmicas no Marketing: Marca de Cosméticos faz campanha com atores enlameados

 

O Brasil e o mundo acompanharam a triste notícia que envolveu a quebra da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. Até agora, 29/01, 65 pessoas morreram e 279 ainda estão desaparecidas. Além das irreparáveis perdas humanas, os danos causados ao meio-ambiente foram lastimáveis.

Mesmo diante de mortes e perdas, a empresa de cosméticos Jendayi resolveu realizar, ao que eles chamam, de “ensaio protesto”, no qual foram convidados atores para fazer fotos cobertos de lama e segurando uma bandeira do Brasil.

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Foto: Divulgação

A iniciativa causou muita estranheza e não foi bem recebida pelos usuários das redes sociais. As pessoas acusaram a empresa de oportunista e indelicada ao extremo, por fazer um ensaio em alusão a uma tragédia.

O fotógrafo responsável pelo ensaio, que também trabalha no marketing da empresa, afirmou em um post que “o objetivo da campanha é mostrar que existe uma marca de cosméticos que se preocupa com a beleza…beleza da vida”.

Diante disso, foi divulgado um comunicado nas redes sociais da empresa com um pedido de desculpas. No entanto, essa iniciativa não foi suficiente, e a empresa deixou a sua conta do Instagram no modo privado. É praticamente sequencial as redes sociais serem atingidas diretamente diante das polêmicas do marketing.

O que podemos aprender com isso?

A empresa foi infeliz ao fazer um “ensaio protesto” e reproduzir, em fotos, um cenário onde acontece uma tragédia, na qual muitas vidas foram perdidas. Logo, caso queira mostrar solidariedade às vitimas de uma situação como essa, o ideal seria que a marca fizesse uma doação para quem perdeu os bens materiais ou informar os pontos de arrecadação. Misturar vendas, benefícios de produtos e tragédia nunca é uma boa ideia. Respeito à vida e ao sofrimento alheio deve estar acima de tudo.

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Foto: Divulgação Facebook Jendayi

Conforme print acima, a Jendayi usou num só texto: tragédia, beleza, cabelos. Esse conjunto de informações ficou confuso, concordam?

A marca também informa que está “na luta”, mas não especifica como está lutando… E ainda colocou crase onde não se deve (à todos). Enfim, esperamos que a empresa realmente reveja seus princípios e acerte nas próximas campanhas!

As polêmicas no marketing sempre envolvem muito burburinho, principalmente nas redes sociais. Dessa forma, é fundamental que as empresas sempre revisem o que será promovido, analisem as possíveis reações dos posts e, principalmente, se o que será divulgado é ético e respeitoso com as pessoas.

Polêmicas no Marketing: Jatinho do Instagram

 

É comum vermos pessoas ostentando fotos no Instagram com viagens maravilhosas, piscinas azulzinhas, festas vips e relacionamentos maravilhosos! Mas agora o nível de de exibição alcançou outro patamar! Uma empresa de Moscou se tornou referência na área por promover fotos de pessoas no interior de um Jatinho luxuoso que… não decola! Sim! Ele fica sempre paradinho e serve como estúdio fotográfico para posts no Instagram.

Dessa forma, as pessoas mostram que são ricas e poderosas, sem necessariamente serem…

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Foto: Reprodução Instagram

A empresa se chama Private Jet Studio e vende sessões de foto de duas horas no jatinho. Os preços dos ensaios são de US$ 244 (R$ 921), o cliente tem acesso não só à aeronave como cenário, como também a um fotógrafo profissional para fazer os cliques personalizados.

Quem quiser contratar o serviço sem fotógrafo, também não é problema! O preço vai para US$ 191 (R$ 720). E por um valor adicional, há ainda a opção de contratar uma equipe profissional de cabelo e maquiagem.

Parece loucura, né? Mas a empresa não para de ser solicitada e já atende vários clientes. Negócios semelhantes ocorrem com aluguéis de bolsa de grife, pela qual mulheres pagam um valor por diária para comparecerem a eventos com esse acessório de luxo.

As redes sociais abrem uma janela no imaginário das pessoas para uma vida quase perfeita, rica e luxuosa. E isso culmina em ações como essas descritas acima. E já tem empresas monetizando em cima de uma visão de status. Mas aí aproveito a deixa para jogar uma reflexão para vocês: por que em vez de mostrar o que não é para pessoas que mal conhece, as pessoas não tentam melhorar o que já tem e construir um futuro mais promissor em cima de um propósito de vida? Que comecem os jogos!


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Vanessa Lins

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