O nome da marca para um branding extraordinário

Antes de começar a divulgar os produtos ou serviços de uma empresa, é necessário que haja a escolha do nome da marca. Esse processo de criação deve ser feito por etapas. Ou seja, a partir do propósito da marca e a quem ela visa atingir.

Em um projeto de Branding, o nome da marca tem papel fundamental. Pois é com ele que o slogan e toda a comunicação dirigida será feita para as peças de mídia, sites e abordagem para com seus diversos públicos.

É com o nome, que uma empresa poderá expressar da melhor forma seus principais benefícios e diferenciais.

Os valores agregados ao nome da marca

nome da marca

Ao ser escolhido, o nome da marca precisa estar em congruência com os valores agregados à empresa, como também alinhado ao seu propósito. Isto é, ao seu motivo de existência.

O nome não tem como objetivo transcrever o produto ou serviço oferecido. Mas sim, transbordar a essência, o espírito e a personalidade de uma marca. Tudo que ela deseja passar para seu público, através de uma linguagem não verbal, mas que conecte.

Por exemplo: se eu disser o nome Nike, inconscientemente vai a sua mente a ideia de pessoas correndo, se exercitando, dentro de uma qualidade e conforto. Acertei? Pois é! Isso acontece, porque todos os valores inerentes à marca estão presentes na sonoridade da mesma e também em nosso insconsciente.

O nome não foi escolhido à toa. Nike é a deusa grega da vitória. Pela mitologia, ela podia voar e correr em grandes velocidades. Nada mais apropriado! Além disso, o nome “Nike”é curto, passando a ideia de velocidade. Junto com o seu símbolo, a sua essência se torna completa!

Criando o nome da marca

Para a definição do nome do seu negócio é fundamental usar a criatividade. Afinal, Nike, Google e Apple não são nomes óbvios e hoje são marcas consagradas e altamente rentáveis.

Confira o que você deve analisar para a criação do nome de sua marca:

  1. Prefira nomes curtos, simples, memoráveis e fáceis de pronunciar
  2. Verifique se a leitura e escrita são visualmente interessante
  3. Confira se poderá ter uma busca fácil na Internet. Para isso, volte ao item dois e depois veja se o registro dele está livre na web
  4. O seu nome deve possuir conceito e ser original (distintivo/não convencional), estratégico (traduzir os atributos e posicionamento da marca) e gerar associações positivas, atemporal (além da moda).

Só através de muitas pesquisas, análises e várias tentativas, que se chegará a um nome que vai fazer com que uma marca não se torne mais uma no mercado, mas que se destaque e seja lembrada como autêntica e única.

Nome da Empresa ou o Nome da Pessoa?

nome da marca

Essa dúvida me perseguiu por anos! Quando comecei a trabalhar com Gerenciamento de Redes Sociais, eu abri meu MEI como Realce Promove e depois para Realce Marketing.

No entanto, percebi que quando chegava nas empresas, tanto para reunião de pauta, como para ministrar Workshops e Consultorias, as pessoas sempre falavam meu nome. Por exemplo: Chegou Vanessa Lins, do Marketing Digital.

Aos olhos do meu público, eu nunca fui uma empresa, eu sempre era vista como uma profissional de Marketing Digital.

Por isso, sempre fiquei na dúvida se desenvolvia o Branding em cima da minha marca ou do meu nome mesmo.

A resposta veio quando eu percebi que o meu Instagram (@vanessalins.mkt, segue lá!) começou a ter mais engajamento, como um todo, do que o Instagram da minha empresa.

Foi aí que me dei conta que os clientes, seguidores e o público em geral gostavam mais de ver a rotina da profissional do que de uma empresa. E como era sempre eu que estava à frente: bingo!

A partir disso, mudei meu MEI, meu site e foquei toda a minha comunicação em Vanessa Lins! E pelo que estou vendo, estou no caminho certo! 🙂

Case da Camila Coutinho

Em seu livro, Estúpida, eu? Camila Coutinho fala sobre a sua indecisão em se manter como a marca Garotas Estúpidas ou investir no Branding em cima do nome, Camila Coutinho.

https://www.instagram.com/p/Bi8AUUDjFVy/?igshid=1frjuk864xxmp

Isso aconteceu, pois o nome da digital influencer já estava se sobrepondo ao do seu blog. Afinal, é a Camila quem é chamada para eventos, participar de programas de TV, entrevistas em revistas ou promover produtos em seu Instagram.

Diante disso, ela tomou uma decisão: transformou o Instagram da Garotas Estúpidas em Camila Coutinho. E um outro Instagram que ela tinha, o News GE, se tornou o Garotas Estúpidas.

Antes da mudança, o Istagram News GE divulgava informações do mundo da moda. Ou seja, tudo que era pautado no blog Garotas Estúpidas. E o Instagram Garotas Estúpidas era a rotina da Camila Coutinho. Após essa mudança de nomes, ficou tudo mais claro para quem acompanha o trabalho da empresária e Influencer.

Sobre mudanças do nome da marca

O nome da marca deve ser muito bem pensado! Tanto para passar a essência de uma empresa, como também para transpassar uma comunicação não-verbal clara para quem a acompanha.

No entanto, existem mudanças de propósitos no meio do caminho. E, por muitas vezes, para acompanhar essa alteração, faz-se necessário mudar também o nome que a representa.

Por isso, cada etapa deve ser muito bem analisada e estudada pelos empreendedores, à frente do negócio, como também pelos profissionais de branding que fazem esse trabalho de posicionamento de marca. Para que tudo seja passado para o público de forma natural.

Afinal, a assimilação de um nome e tudo que ele representa é o principal papel para quem quer passar sua essência e propósito de maneira objetiva, positiva e oportuna.


Sabia que você pode obter mais resultados no seu negócio com as redes sociais?

Relações Públicas e Branding

O Instagram lança novidades e você já saber de tudo sobre isso! Então, fique por dentro das principais estratégias nas redes sociais para divulgar o seu negócio! Para isso, eu posso te ajudar com a minha Mentoria de Marketing Digital.

Para saber mais, é só enviar um WhatsApp para: (85)99956-1195 ou clicar aqui! Então aguardo você!


Curso Online Stories Criativos 2.0

Relações Públicas e Branding

Curso Stories Criativos 2.0 é online e gravado, ou seja, você pode assistir do seu computador ou tablet no horário que quiser!

Você vai aprender a:

  • Colocar em prática as melhores estratégias para os Stories
  • Usar aplicativos de edição de vídeo
  • Usar aplicativos para edição de foto
  • Fazer montagem de vídeos e fotos
  • Como fazer textos com fontes diferenciadas
  • Desvendar os principais mistérios dos Stories
  • Fazer posts profissionais a custo zero

Tudo isso por apenas R$37,00! Isso mesmo! Todas essas informações, com muito aprendizado e a reunião dos melhores aplicativos por R$37,00! Então não perca tempo!

Para adquirir o curso agora é só clicar aqui.

O Curso está hospedado na plataforma da Eduzz.

Em seguida, é só colocar em prática e arrasar com seus Stories criativos e diferenciados!

Então aguardo você no curso e boas aulas!

Você precisa saber também:

Como Silenciar Contas no Instagram

Como Inserir a Sacolinha no Instagram

Como Fazer Link do seu WhatsApp

Como Personalizar Ícones dos Destaques do Instagram

E caso tenha alguma dúvida ou sugestão é só mandar um e-mail!

Até mais!

Vanessa Lins

WhatsApp: (85)99956-1195

Ir para o Topo do Site