O menino que descobriu o vento

Diante de tantas notícias tristes em 2019, nada melhor do que assistir a um filme motivador e melhor ainda é saber que ele foi baseado numa história real! Então para quem tem Netflix (se não tem, vai para a casa do amigo, vizinho, crush…), mas assistam a O Menino que Descobriu o Vento!

O Menino que Descobriu o Vento: O que podemos aprender?

O menino que descobriu o vento

O Menino que Descobriu o Vento conta a história de William Kamkwamba, um garoto, com seus 15 anos de idade, que vive com a família em Malawi. Ele é muito amado pelos pais e pela irmã. E tem uma cachorrinha que é sua fiel escudeira, a Kamba.

Em tempo… Quem já leu a Vidas Secas, de Graciliano Ramos, deve ter notado algo familiar com essa realidade do filme. Principalmente, pela presença constante da cachorrinha Kamba, que me lembrou muito a Baleia, do livro Vidas Secas.

Voltando ao filme O Menino que Descobriu o Vento, percebemos que William é um jovem brilhante e autoditada. Ele conserta os rádios da vizinhança e ainda ganha uns trocados por isso.

Os pais se esforçam e colocam William na escola. Que por sua vez, estuda dia e noite para ter um futuro melhor, enquanto se divide com as atividades do campo com o pai.

No entanto, chega a época de muita estiagem na região. Com a falta de água, a plantação da sua família fracassa e eles passam por extremas necessidades. Ao ponto de terem que comer apenas uma vez ao dia.

Mesmo sendo expulso do colégio por falta de pagamento, nosso herói vai até a Biblioteca da escola escondido e começa a ler livros sobre energia eólica.

A partir daí, ele começa a ter ideias de como utilizar a energia do vento para retirar a água dos lençóis freáticos e mudar a realidade da região onde mora.

Lições do filme O Menino que Descobriu o Vento

1) Conhecimento é Poder

O Menino que Descobriu o Vento

Em meio a uma realidade de seca e fome, quando a maioria da população abandonava o vilarejo, William foi estudar! Ele foi o único a obter o conhecimento da energia eólica, adaptar para a sua realidade e conseguir água e plantações para sua família e para a sociedade local.

2) Equipe Comprometida

Assim que o William estuda sobre a energia eólica, ele explica a sua teoria para os amigos. A maioria acredita na explanação do garoto e o ajuda a colocar o plano em prática.

3) A Persistência é o Caminho do Êxito

William tentou inúmeras vezes pegar a bicicleta do pai, para montar a sua estrutura de energia eólica. No entanto, não obteve sucesso nas primeiras tentativas. Ele chegou até a ameaçar seu pai, mas, mesmo assim, não conseguiu.

Até que depois o pai escuta a sua esposa, que explica que eles não têm nada a perder, só a ganhar. E que ele poderia dar uma chance ao filho de mostrar que poderia mudar a realidade da região. E depois de muito convencimento, assim o fez.

4) União Familiar e Incentivos

O menino que descobriu o vento

Apesar da triste realidade em que viviam, a família de William era unida. Seus pais se amavam, sua irmã era trabalhadora e bem educada (até mesmo quando ela fugiu de casa, foi pensando em deixar mais comida para a família).

Além disso, os seus pais sempre incentivaram os estudos dos filhos. Fazendo questão de fazer economias para matricular a prole na melhor escola da região. Nos tempos mais difíceis, o William foi impedido de frequentar a escola. Mas a família sempre prezou pela educação dos mesmos.

5) Seja uma Fonte de Inspiração

O menino que descobriu o vento

A história de William é baseada em fatos reais. Ele conseguiu transformar a realidade de uma região. Que após a sua descoberta, passou a construir mais moinhos. A sua ideia é colocada em prática em outras regiões da África até hoje. Além disso, atualmente William é formado, promove palestras sobre sua história e ajuda a outras comunidades a terem êxito na agricultura, através de sua ideia.

Depois que você viu o que pode aprender com O Menino que Descobriu o Vento, que tal olharmos mais a realidade de diferentes pessoas que vivem ao redor do mundo e pensarmos como poderíamos ajudar?


Sabia que você pode obter mais resultados no seu negócio com as redes sociais?

Fique por dentro das principais estratégias nas redes sociais para divulgar o seu negócio! Para isso eu posso te ajudar com a minha Consultoria de Marketing Digital ou com o meu Curso Online Instagram para Negócios! Para saber mais, é só enviar um WhatsApp para: (85)99956-1195 ou clicar aqui! Então aguardo você!


Atenção Sobral! Não perca a oportunidade do Workshop Instagram para Negócios que irá acontecer nos dias 27 de abril! Saiba mais clicando aqui!

É de Fortaleza? Não perca a oportunidade do Workshop Instagram para Negócios que irá acontecer nos dias 2 e 3 de abril! Saiba mais clicando aqui!

Curso de Instagram

Veja Também!

Aprenda mais sobre os melhores aplicativos para Stories e Feed!

foto de ovo

Curso Apps para Stories é online e gravado, ou seja, você pode assistir do seu computador ou tablet no horário que quiser!

Você vai aprender a:

  • Usar aplicativos de edição de vídeo
  • Usar aplicativos para edição de foto
  • Fazer montagem de vídeos e fotos
  • Como fazer textos com fontes diferenciadas
  • Desvendar os principais mistérios dos Stories
  • Fazer posts profissionais a custo zero

Tudo isso por apenas R$33,00! Isso mesmo! Todas essas informações, com muito aprendizado e a reunião dos melhores aplicativos por R$33,00! Então não perca tempo!

Para adquirir o curso agora é só clicar aqui. O Curso está hospedado na plataforma da Eduzz. Caso ainda não tenha cadastro, é só fazer um bem rapidinho! Isto é, só depende de um clique para você fazer a diferença!

Logo após, é só colocar em prática e arrasar com seus Stories criativos e diferenciados!

Então aguardo você no curso e boas aulas!


Você precisa saber também:

Como Silenciar Contas no Instagram

Como Inserir a Sacolinha no Instagram

Como Fazer Link do seu WhatsApp

Como Personalizar Ícones dos Destaques do Instagram

E caso tenha alguma dúvida ou sugestão é só mandar um e-mail!

Até mais!

Vanessa Lins

[email protected]

Polêmicas no Marketing

Ir para o Topo do Site