Notícias do Instagram: Remoção de Fakes

Notícias do Instagram 

O Instagram anunciou nessa semana que o seu algoritmo está mais espertinho! Agora a rede social conseguirá identificar com mais facilidade contas que compram curtidas ou seguidores falsos. E tem mais! Além de identificar, o Instagram ainda irá eliminar todas essas ações consideradas falsas e que prejudicam o seu crescimento orgânico.

Notícias do Instagram: Remoção de ações fakes

Todas as contas que forem identificadas com compra de seguidores e curtidas fakes também serão notificadas e orientadas para alterarem a senha. Dessa forma, o Instagram visa uma rede social mais real e transparente. Afinal, muitas contas comerciais se utilizam dessa prática para “bombar o perfil”buscando o aumento de sua popularidade. No entanto, se for analisar o engajamento e retorno financeiro dessas contas, se perceberá uma grande discrepância.

Notícias do Instagram

Notícias do Instagram: Rede Social passará a notificar contas e solicitar alteração de senha. (Fonte: Instagram)

Confira um trecho do comunicado oficial do Instagram sobre o assunto:

Desde os primeiros dias do Instagram , detectamos e removemos automaticamente contas falsas para proteger nossa comunidade. A atualização de hoje é mais um passo para manter o Instagram uma comunidade vibrante onde as pessoas podem se conectar com as pessoas e coisas que elas amam. Fique atento para mais atualizações nas próximas semanas sobre medidas adicionais que estamos tomando para remover atividades não autênticas no Instagram.

Para ler a nota completa, clique aqui.

E as automações?

Notícias do Instagram

Diante dessas novas notícias do Instagram, muita gente me perguntou sobre as automações e se o novo algoritmo irá impactar essas ações. A princípio não, pois as automações visam curtidas e seguidores reais. São ações orgânicas, que em vez você fazer de forma manual, são realizadas automaticamente.

No entanto, sempre priorize o bom senso! Não faça comentários automáticos. Essa ação fica muito robotizada e perde a interação real com os seguidores. E o importante no Instagram é a conexão com os outros perfis.

Além disso, caso você opte por mensagem automática de boas vindas via Inbox, deixe claro que aquilo é automático e evite inserir o caracter do nome da pessoa ou da descrição principal. Pois, na maioria das vezes isso também soa falso. Por exemplo: na minha descrição principal tem: Instagram e Marketing Digital. E recebo muitas mensagens automáticas assim: E aí, Instagram? Beleza? Vamos combinar que esse tipo de abordagem é impessoal e ruim mesmo. Se quer atrair seu público, comece sempre acertando.

Pesquise serviços de automação que façam ações dentro do limite permitido pelo Instagram. E claro! Que trabalhem de forma lícita, visando seguidores reais, segmentados e o aumento orgânico do engajamento. Assim, a sua conta ficará mais protegida. No entanto, sempre observe sua conta. Qualquer ação fora do normal, entre em contato imediatamente com a empresa que faz esse serviço para você.

Trago Verdades…

Essa história de que as automações irão terminar está sendo falada desde 2017, e elas estão aí seguindo firmes e fortes. Falo da utilização das automações com bom senso, pois as contas comerciais, ao utilizar os recursos de seguir/deixar de seguir, ganham em média mil seguidores por mês. E como o foco do Instagram é sempre promover posts patrocinados, as automações fazem com que essa ação seja mais escassa.

E diante disso tudo, o Instagram deveria mesmo observar os sistemas de mensagens de boas vindas e agendamento de posts e passar a oferecer esses recursos dentro do próprio aplicativo. Dessa forma, muitas contas prefeririam usar os recursos da própria rede social!

Minha conta pode ser excluída se utilizar automação?

Notícias do Instagram

Essas últimas notícias do Instagram deixaram muita gente muito preocupada mesmo! No entanto, para você correr o risco de perder a sua conta no Instagram, basta ter uma!

Caso essa rede social perceba que você não está obedecendo as diretrizes, ela poderá excluir sim. E para isso, você talvez nem esteja utilizando as automações. Pois, as regras podem ser quebradas e sua conta excluída também por vários outros fatores.

Já pesquisei sobre várias empresas que oferecem os recursos de automação, e em sua maioria, elas realizam as ações como se estivessem conectadas em uma conta no celular. Além disso, as ações que eles realizam são lícitas! Seguem, curtem fotos e enviam mensagens Inbox. Tudo de forma real.

E como já disse, o bom senso é sempre válido na utilização desses recursos. Evite os comentários automáticos e priorize as ações realizadas dentro do tempo médio permitido pelo Instagram.

Fazendo isso, vai ser muito difícil o Instagram identificar que um sistema está te ajudando nas execuções de curtir e seguir. Até porque, como já informei, esses sistemas não fazem nada de ilícito.

No entanto, devemos sempre ficar atentos a qualquer mudança, visto que essa rede social não simpatiza com as automações e pode ser que no futuro ele tente eliminá-las.

Essas notícias do Instagram nos deixam sempre abalados! Mas lembre-se: o mais importante é não depender só do Instagram! Essa rede social é um espaço alugado! Então invista também na sua lista de e-mails, YouTube, Pinterest… Tenha os contatos de quem te segue e admira seu trabalho. Assim, além de ser mais fácil de você ser encontrado, caso ocorra algum problema na sua conta do Instagram, você ficará resguardado e poderá continuar normalmente com a divulgação do que você faz para seu público!

E você? Está cuidando bem do Marketing da sua Empresa? Caso precise de uma ajuda para ter mais resultados, saiba mais sobre minha Consultoria de Marketing Digital! É só me chamar pelo WhatsApp: (85)99956-9120 ou clicar aqui!


Veja Também!

Aprenda mais sobre os melhores aplicativos para Stories e Feed!

Como fazer stories criativos

Curso Apps para Stories é online e gravado, ou seja, você pode assistir do seu computador ou tablet no horário que quiser!

Você vai aprender a:

  • Usar aplicativos de edição de vídeo
  • Usar aplicativos para edição de foto
  • Fazer montagem de vídeos e fotos
  • Como fazer textos com fontes diferenciadas
  • Desvendar os principais mistérios dos Stories
  • Fazer posts profissionais a custo zero

Tudo isso por apenas R$33,00! Isso mesmo! Todas essas informações, com muito aprendizado e a reunião dos melhores aplicativos por R$33,00! Então não perca tempo!

Para adquirir o curso agora é só clicar aqui. O Curso está hospedado na plataforma da Eduzz. Caso ainda não tenha cadastro, é só fazer um bem rapidinho!

Logo após, é só colocar em prática e arrasar com seus Stories criativos e diferenciados!

Então aguardo você no curso e boas aulas!


E para quem mora no Recife, em janeiro estarei aí realizando o Workshop Redes Sociais para Negócios! Então não perca tempo, clique aqui e saiba mais! 


Você precisa saber também:

Como Organizar a Bio do Instagram

Como Silenciar Contas no Instagram

Como Fazer Link do seu WhatsApp

Como Personalizar Ícones dos Destaques do Instagram

E caso tenha alguma dúvida ou sugestão é só mandar um e-mail!

Até mais!

Vanessa Lins

[email protected]

Ir para o Topo do Site