Nicho de Mercado: O que o Pão de Açúcar fez de incrivelmente fácil e que pode mudar radicalmente seu negócio

Todos que já são um pouco adultos convivem com as dores e delícias de fazer aquela feira para a casa, certo? Sabendo disso, o Pão de Açúcar lançou no último mês o app “Meu Desconto”. Essa iniciativa tem como objetivo ceder descontos especiais aos Clientes Mais do estabelecimento. No entanto, a iniciativa não tem só como objetivo atrair mais clientes, e sim levar até seus supermercados pessoas incrivelmente segmentadas no nicho de mercado.

Como o Pão de Açúcar Conseguiu fazer um Nicho de Mercado Incontestável

Os descontos oferecidos pelo Pão de Açúcar são na verdade custeados pelos fornecedores dos produtos que são vendidos no estabelecimento. O Grupo não possui quaisquer prejuízo com essa ação. Em troca, as empresas fornecedores recebem do Supermercado um relatório completo de quem consome esses itens em promoção. Todos os dados são feitos sob sigilo absoluto. A única informação que o fornecedor possui é: o hábito de compra. Isto é, o que determinada pessoa mais consome, suas marcas preferidas e quais promoções realmente são relevantes para ela.

De acordo com o Brazil Journal nos últimos 30 dias houve mais 1,4 milhões de downloads do aplicativo e mais de 400 mil pessoas a mais se cadastraram no programa de desconto do Supermercado. Isso aumenta um crescimento da base em 3,2%, que atualmente está em 12 milhões de pessoas.

Dessa forma, os fornecedores podem fazer promoções para uma base, de por exemplo, 100 mil pessoas que realmente consomem seus produtos ou dos seus concorrentes, fazendo com que se invista estrategicamente em uma ação de descontos direcionada para seu nicho de mercado.

Como Descobrir seu Nicho de Mercado?

Google

Digite no maior buscador do mundo sobre seu produto e serviço e vá até o fim da página e procure nas buscas relacionadas o que aparece. Nessas opções há muitas opções a serem exploradas dentro do seu negócio.

Google Keyword Planner e Google Trends

Digite as palavras-chaves relativas ao seu nicho de mercado e verifique o que está sendo mais pesquisado sobre ela.

Pesquise sobre seu Produto nas Redes Varejistas

Vá até sites renomados como o Amazon, Buscapé e Lojas Americanas e veja quantas vezes seu produto foi pesquisado. Verifique qual o sentimento da maioria com relação a esse produto. Você pode ter uma ótima oportunidade de aprimoramento de sua ideia.

Busque Site e Blog sobre seu Produto ou Serviço

Verifique o que estão escrevendo sobre o produto ou serviço que você está vendendo. Confira tanto os posts como os comentários do mesmo no próprio site ou blog.

Analise as Redes Sociais da Concorrência

Verifique o estilo das postagens, a linguagem e hashtags utilizadas. Avalie o engajamento e os comentários sobre o assunto. Isso é um pote de ouro para a sua pesquisa.

Conclusão

Aposte em seu nicho de mercado, pesquise sobre ele e faça parcerias assertivas. O ganha-ganha é a chave do sucesso para ter um destaque incrível no mercado.

“Comece fazendo o necessário, depois faça o possível, e de repente você estará concretizando o impossível” – São Francisco de Assis.

 

Tem mais dicas? Manda para mim que compartilho aqui!

Abração,

Vanessa Lins

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