Momo no YouTube Kids é Fake News!

No dia 17 de março houve uma grande comoção e pânico no Brasil. Isso tudo por causa de uma matéria na Revista Crescer, que dizia: Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem, diz mãe. Ainda não tinha falado nada sobre isso aqui e nem em minhas redes, pois queria apurar mais o fato, para chegar à conclusão que a Momo no YouTube Kids é fake news sim!

A Momo no YouTube Kids é Fake News! Entenda.

Essa boneca viralizou em 2018, quando a sua imagem começou a ser compartilhada de forma incessante em várias plataformas digitais, principalmente no WhatsApp e Facebook. No entanto, nenhum teor relacionado a Momo, que faça apologia ao suicídio infantil, ou que ela apareça no meio de vídeos de Slime ou do Baby Shark foi encontrado no YouTube Kids.

A Momo surgiu de uma escultura popularmente conhecida como “Mulher Pássaro”, que faz parte do acervo do Museu Vanilla Gallery, em Tóquio, no Japão. Por ter um look assombroso, ela começou a ser utilizada no WhatsApp. Onde supostamente estavam havendo práticas de extorsões e coação psicológicas em crianças e adolescentes. Porém, não houve até hoje, qualquer denúncia feita, que seja relacionada a esse tipo de prática.

Por que isso começou de novo?

O pânico recomeçou sobre essa boneca horrorosa quando a Revista Crescer escreveu uma matéria informando que, de fato, a Momo estava aparecendo no YouTube Kids e alertava para os pais tomarem cuidado. Confira o print abaixo tirado do meu computador:

Momo no YouTube Kids

No entanto, lendo a reportagem, é possível perceber que não há um link do YouTube Kids que comprove a veracidade dessa história.

Além disso, na reportagem há apenas o relato de uma família. Não há depoimentos de outros pais que tenham passado por isso.

É possível perceber também que os tais vídeos compartilhados, e informados na reportagem da Crescer, nos quais aparecem a Momo, foram disseminados pelo WhatsApp e pelo Facebook. Mas não pelo YouTube Kids.

Logo, isso tudo constada que a Momo no YouTube Kids é Fake News sim! Afinal, denúncias sobre esse tipo de conteúdo não foram feitas. Além disso, todos os vídeos que ligam a Momo a possíveis incentivos de suicídio foram editados e compartilhados no WhatsApp e Facebook, não nas plataformas do YouTube Kids.

A preocupação dos pais se elevou bastante, pois uma revista do porte da Crescer publicou essa reportagem como sendo verdade. Porém, como foi citado acima, não há fato sustentáveis que comprovem o que está sendo noticiado. Não há nenhum vídeo no YouTube Kids em que a Momo apareça falando sobre suicídio. Nem vídeos em que ela apareça.

O Google já se pronunciou sobre o caso

Momo no YouTube Kids

Diante da imensa repercussão que o caso deu, principalmente aqui no Brasil, o Google, que detém o poder sobre o YouTube e YouTube Kids se pronunciou:

“Nós gostaríamos de fazer um esclarecimento sobre o Desafio da Momo: Nós não vimos nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o Desafio da Momo no Youtube. Vídeos que encorajem comportamentos perigosos são contra as nossas políticas”.

O posicionamento acima do Google já consta na reportagem da Revista Crescer.

Vale ressaltar, que tanto o YouTube e principalmente o YouTube Kids monitoram o tempo todo o conteúdo dos vídeos postados. Isso acontece via robôs, como também por humanos.

Dessa forma, não há indícios de qualquer conteúdo desse teor no YouTube Kids. Então a Momo é fake news no YouTube Kids, mas isso não isenta as famílias de tomarem cuidados sobre os conteúdos assistidos pelas crianças. 

Afinal, tanto a Momo como outros conteúdos mais preocupantes podem estar sendo disseminados em outras mídias, como WhatsApp e Facebook.

Como proteger Crianças e Adolescentes e Conteúdos Impróprios?

Momo no YouTube Kids

Por mais que agora você saiba que a Momo no Youtube Kids é fake news, isso não isenta os familiares de tomarem cuidados sobre os conteúdos que as crianças assistem.

Por mais que haja aplicativos, filtros no YouTube Kids e áreas reservadas aos pequenos no Netflix, é essencial que os pais avaliem o que está sendo passado na TV ou nos Mobiles. E analisem se os vídeos estejam de acordo com a idade indicativa para cada criança.

E antes de querer baixar todos os aplicativos que façam o monitoramento do conteúdo do que é visto na Internet, assista aos programas junto aos seus filhos. Interaja, converse sempre.

Além disso, tenham cuidados redobrados em redes sociais, como o Instagram, Facebook e WhatsApp. Afinal, são nessas plataformas que os piores conteúdos são repassados. Principalmente no WhatsApp. Evite, então, o compartilhamento de fotos e vídeos da Momo pelo WhatsApp e Facebook. Pois, pasmem, a maior disseminação dessa boneca está acontecendo pelos pais via WhatsApp. 

A momo no Youtube Kids é fake news, mas infelizmente outros tipos de conteúdos impróprios e com teor violento, pornográfico e pedófilo são passados sem filtros no WhatsApp. Logo, esteja sempre perto. Converse com seus filhos. Alerte sobre o que é normal ou não para a idade de uma criança. Afinal, é na base de confiança de esclarecimentos que assédios e outros crimes poderão ser evitados e denunciados.

Seja a pessoa que seu filho confia para contar sobre qualquer coisa. Assim, ele ficará mais seguro e confiante

Para saber mais sobre toda a história da Momo, assista a esse vídeo do Felipe Neto. Ele foi muito sensato e fala tudo sobre esse pânico gerado.


Sabia que você pode obter mais resultados no seu negócio com as redes sociais?

Fique por dentro das principais estratégias nas redes sociais para divulgar o seu negócio! Para isso eu posso te ajudar com a minha Consultoria de Marketing Digital ou com o meu Curso Online Instagram para Negócios! Para saber mais, é só enviar um WhatsApp para: (85)99956-1195 ou clicar aqui! Então aguardo você!


Atenção Sobral! Não perca a oportunidade do Workshop Instagram para Negócios que irá acontecer nos dias 27 de abril! Saiba mais clicando aqui!

É de Fortaleza? Não perca a oportunidade do Workshop Instagram para Negócios que irá acontecer nos dias 2 e 3 de abril! Saiba mais clicando aqui!

Curso de Instagram

Veja Também!

Aprenda mais sobre os melhores aplicativos para Stories e Feed!

foto de ovo

Curso Apps para Stories é online e gravado, ou seja, você pode assistir do seu computador ou tablet no horário que quiser!

Você vai aprender a:

  • Usar aplicativos de edição de vídeo
  • Usar aplicativos para edição de foto
  • Fazer montagem de vídeos e fotos
  • Como fazer textos com fontes diferenciadas
  • Desvendar os principais mistérios dos Stories
  • Fazer posts profissionais a custo zero

Tudo isso por apenas R$33,00! Isso mesmo! Todas essas informações, com muito aprendizado e a reunião dos melhores aplicativos por R$33,00! Então não perca tempo!

Para adquirir o curso agora é só clicar aqui. O Curso está hospedado na plataforma da Eduzz. Caso ainda não tenha cadastro, é só fazer um bem rapidinho! Isto é, só depende de um clique para você fazer a diferença!

Logo após, é só colocar em prática e arrasar com seus Stories criativos e diferenciados!

Então aguardo você no curso e boas aulas!


Você precisa saber também:

Como Silenciar Contas no Instagram

Como Inserir a Sacolinha no Instagram

Como Fazer Link do seu WhatsApp

Como Personalizar Ícones dos Destaques do Instagram

E caso tenha alguma dúvida ou sugestão é só mandar um e-mail!

Até mais!

Vanessa Lins

[email protected]

Polêmicas no Marketing

Ir para o Topo do Site