Moda no Trabalho – Guia Completo

Todos lêem você. Você é analisado, julgado, criticado e percebido o tempo todo. O jeito que você se veste, o estilo que possui e a sua essência carregam todo o repertório cultural que você adquiriu ao longo dos anos. Em sua caminhada e com o passar do tempo, seu jeito de se vestir estará cada vez mais de mãos dadas com que realmente você pensa e expressa para a sociedade. Você pode fazer vários cursos de consultoria, de moda, de design, mas o fundamental é você se conectar com a sua história, sua maneira de ver as coisas do seu jeito. Mas como imprimir essa sua essência na moda no trabalho? Simples! Você deverá analisar o Dress Code da empresa que você trabalha ou da que você tem. Dentro desses parâmetros, você vai comunicar seu estilo em cores, acessórios ou maquiagem.

Segundo o livro Moda Intuitiva de Chris Guerra, algumas perguntas são relevantes antes de começar a se vestir:

  1. Como estou me sentindo hoje?
  2. Como está o clima?
  3. Para onde eu vou?
  4. Quem mais vai estar lá?
  5. O que vou fazer?
  6. Vou ficar em pé ou sentada?
  7. Como será a minha movimentação ao longo do tempo?
  8. Por quanto tempo ficarei vestida assim?

Antes de tudo… a elegância

A palavra elegância parece antiga ou careta? Mas saiba que ela é essencial hoje em dia! É o que realmente falta na sociedade. Elegância é antes de tudo, ser gentil, tratar seu próximo com respeito, ter simplicidade e educação. No que diz respeito à moda, elegância é cuidar bem de si mesmo e da imagem que você transmite. Pessoas verdadeiramente elegantes, são simples, cordiais e acessíveis, nos gestos e na forma como trata as pessoas e animais.

Uma postura elegante inclui sim as vestimentas, que podem ser a porta de entrada para uma vida que você deseja. Pessoas elegantes não se preocupam muito com a moda. Caso a use, pode ter sido uma mera coincidência ou ela analisou que aquela tendência realmente combina com seu estilo. Pessoas elegantes têm uma conexão com o bom gosto e o bom senso, nem sempre com a moda.

Moda no Trabalho

Dress Code

moda no trabalho

Antes de começar usar a moda no trabalho, analise qual o Dress Code da empresa. Geralmente um manual da organização é entregue no ato da contratação. Caso não o tenha recebido, observe como as demais pessoas se vestem e perceba qual é o estilo adotado pela organização.

Caso seja uma empresa criativa e que permita combinações mais modernas, cuidado se for visitar um cliente mais formal. As pecas clássicas sempre fazem a diferença na apresentação de um projeto ou de uma nova campanha

Equilíbrio na Moda no Trabalho

Manter o equilíbrio entre suas peças de roupa é fundamental no ambiente de trabalho. Está usando uma saia que mostra parte das pernas? Talvez seja interessante utilizar um blazer ou cardigã por cima da camisa principal. Está usando uma calça muito justa? Prefira em uma blusa mais soltinha. A t-shirt é muito fashion? Combine-a com um blazer neutro ou com uma calça de alfaiataria.

moda no trabalho

Para os homens, cabe sempre uma camisa social, calça de alfaiataria e um sapato social. Caso a empresa seja mais criativa. Invista em um jeans com sapatenis e um blazer mais moderno. Fica muito elegante e charmoso.

moda no trabalho

Jeans na Moda no Trabalho

Sua empresa permite o uso de jeans? Prefira os modelos com lavagens mais escuras e simples. Combine-o com sapatos mais refinados e clássicos. Um salto médio ou scarpins ficam muito bem combinados com jeans. Se for mais criativa, invista em cores mais vivas, como o vermelho e amarelo. O jeans fica muito elegante e discreto com t-shirt e blazer.

moda no trabalho

Para os homens, a combinação de jeans com camisa social e sapato social também fica fica harmonioso.

Peças Clássicas

Sim, no trabalho os clássicos não têm erro! Sempre dão certo na moda no trabalho! Saia lápis, saltos médios, blazers e calças de alfaiataria na grande maioria das vezes mantém a seriedade e a postura do ambiente de trabalho.

moda no trabalho

moda no trabalho

Acessórios na Moda no Trabalho

Caso seu ambiente de trabalho seja extremamente formal, você poderá passar traços do seu estilo com os acessórios. Brincos um pouco maiores, pulseiras mais elaboradas ou até lenços no pescoço, podem passar um pouco da sua essência por trás do Dress Code.

As bolsas e sapatos, que em sua maioria, possuem as cores nudes ou pretas para as horas de lazer, no trabalho eles poderão fazer o contraponto! Sapatos vermelhos ficam lindos em roupas beges ou cinzas.

moda no trabalho

Cuidado com o Casual Day e Confraternizações

Muitas empresas trabalham com o o dia casual, geralmente nas sextas-feiras. Não libere geral nesses dias! Invista em um pouco mais de cor nos seus acessórios, invista em blazers mais coloridos, mas nunca vá ao trabalho como se tivesse indo a um churrasco.

Nas festas de confraternização da empresa, também se mantenha elegante. Vá com roupas mais casuais, mas evite decotes profundos ou transparências exageradas. Lembre-se, nessas festinhas você também está sendo visto. Estão todos do seu trabalho ali, apenas em um ambiente diferente.

Invista em Você

moda no trabalho

Ter uma autoestima forte é fundamental para você seguir em frente! Invista nos seus conhecimentos e capacitações. Acredite nos seus sonhos e trace as estratégias para chegar até ele. Não existe ninguém igual a você! Seja única! As possibilidades da moda no trabalho ou da moda casual podem ser grandes aliadas da sua autoestima, pois ajudam você a se diferenciar, valorizando você e te ajudando a criar uma impressão única de sua essência para o mundo. Além de ajudar a você a se descobrir e a ressaltar a sua identidade, fazendo escolhas que irão ajudar a definir suas escolhas e o seu estilo.

E concluindo o pensamento inicial desse artigo, muitos vão analisar você o tempo todo, mas muito irão se equivocar. E a descoberta do seu melhor estilo para se vestir irá está conectado intimamente com sua essência. Com o tempo, você se cobrará menos de seguirá novos caminhos para tentar o novo. Mas o mais importante é sempre continuar a caminhar.

__

Agora CLIQUE AQUI! e baixe esse post em arquivo PDF, contendo mais imagens ilustrativas e um guia completo sobre maquiagem para trabalho. Assim ficará muito fácil você fazer a sua Moda no Trabalho!

__

Veja Também!

moda no trabalho

Guia Completo para quem vende moda no Instagram 

__

Tem sugestões de tema? Escreve para mim! Vou adorar saber!

Grande abraço,

Vanessa Lins

[email protected]

 

 

 

 

Ir para o Topo do Site