Moda no Instagram: Seu Guia Completo

Durante o período em que trabalhei na minha empresa como produtora de conteúdo digital tive vários clientes do ramo da moda. A partir daí juntei meus conhecimentos de Marketing Digital e vivenciei na prática o que dá certo em moda no Instagram. Isto é, já sabia o tipo de imagens que davam mais likes, os melhores horários para postar e os melhores aplicativos para usar. Faltava essa visão da moda propriamente dita!

Foi aí que aprendi na prática e na raça a importância de uma boa produção de moda voltada para o Marketing Digital, mais precisamente para o Instagram.

Para quem vende moda, sabe que as redes sociais são as verdadeiras vitrines, são através delas que a maioria dos clientes aparece e onde acontece uma grande interação e indicação. Então, baseado em toda experiência e vivência que tive, seguem algumas dicas para você vender muito a sua moda no Instagram!

1. Produção de Moda no Instagram não é Catálogo de Moda

Moda no Instagram

Nas redes sociais você deve atingir o máximo de pessoas possível dentro do seu público-alvo. Isso com uma linguagem simples e imagens que passem as informações necessárias e relevantes para se efetuar uma venda. Nesse espaço de moda no instagram, você deve priorizar:

– Fotos de boa qualidade: priorize imagens bem enquadradas e com fundos limpos, que não poluam sua peça de venda. Observe se o fundo da imagem está clean e evite bagunças e sujeiras.

– Poste imagens que reflitam aquela peça de roupa ou acessório no dia a dia: Look do dia, combinação de roupas e acessórios para postagens…

– Descrição de como o cliente ganhará destaque em seu círculo social usando aquele produto, a famosa Moeda Social. Enfatize os principais benefícios do que você vende. É qualidade, exclusividade, bem-estar, preço acessível?

O Instagram não é para você fazer ensaios de moda com os das revistas, isso não chama atenção dos usuários, vá por mim! Os seguidores gostam de ver algo o mais próximo do real possível! Se você for mostrar em seu Instagram uma peça de roupa, capte uma imagem do produto que mostre os detalhes da estampa em um ambiente que combine com a peça.

Já vi várias lojas que colocam em redes sociais uma modelo toda contorcida e com o vestido flutuando ou amassado. Isso não é legal para vender moda no Instagram. Deixe esse tipo de imagem para algum book de moda ou editoral. Nas redes sociais você deve priorizar a qualidade, detalhes e a naturalidade das imagens. 

2. Fotos Reais dos Clientes

Moda no Instagram

Chamar uma modelo para tirar fotos da sua loja de moda feminina é ótimo, pois mostra os seus produtos no Instagram e as seguidoras já ficam por dentro das novidades. Mas para prevalecer sua notoriedade no mercado, é fundamental você mostrar clientes vestindo suas peças.

À medida que a cliente for a sua loja ou comprar no seu e-commerce, solicite um click do look dela com a peça de sua loja. Lembre-se de pedir autorização de uso da imagem. Depois, compartilhe a foto em seu Instagram de Moda marcando o perfil da cliente. Isso é ótimo, pois passa muita credibilidade às seguidoras, facilitando futuras vendas, além de influenciar outras pessoas a comprar e a mandar foto delas.

Solicitar depoimentos via WhatsApp, ou vídeo, também é ótimo, pois ratifica a qualidade do seu produto.

3. Influenciadores Digitais

Moda no Instagram

Fazer parceria com uma blogueira de moda é fundamental para ver seu instagram de moda crescer muito! É uma ação estratégica de marketing que alavanca consideravelmente a visibilidade de sua marca.

Pesquise uma influenciadora digital que esteja em harmonia com o conceito e estilo de sua loja. Solicite a ela um mídia kit. Nesse arquivo irão conter todos os valores de anúncios que as blogueiras cobram para posts no Instagram, no Blog, em um Canal no YouTube, entre outros. Antes de efetuar o pagamento à influenciadora, pergunte se ela gostaria de fazer uma parceria baseada na permuta. Você repassa alguns looks em troca de algumas postagens com marcação no Instagram. Essas indicações são bem comum no meio da moda e sempre rendem resultados.

Certifique-se que as peças que você repassou para a blogueira tenha em quantidade suficiente em seu estoque. Pois quando ela publicar, muitas pessoas irão querer uma igual.

4. Lista de Transmissão no WhatsApp

Moda no Instagram

Todas as seguidoras que entrarem em contato com a sua loja, no Instagram ou na sua loja física, perguntando preço, tamanho, tipo de tecido, mesmo que não efetue a compra, pergunte se você pode adicionar o número dela na Lista VIP. Assim, essas clientes poderão receber as novas coleções e novidades de seu Instagram de Moda em primeira mão, antes mesmo de você postar.

Não faça grupos, faça uma Lista de Transmissão. Fica muito mais respeitoso.

5. Responda com Frequência aos Comentários

Moda no Instagram

Fique de olho no que as pessoas comentam em seu Instagram de Moda, geralmente são dúvidas com relação à tamanho, cores e taxa de envio. Não ultrapasse 24h de tempo para responder. Sempre abra seu inbox no Instagram, muitas seguidoras perguntam por lá também.

Continuando a dica acima, para todas as pessoas que interagirem com você, pergunte se pode adicionar em sua Lista VIP do WhatsApp.

6. Stories

Moda no Instagram

No Stories você pode contar histórias com fotos e vídeos que ficam no ar por 24h. Nesse espaço, você pode fazer um Boomerang (vídeo em GIF) divertido mostrando suas peças de um jeito diferente, um vídeo de até 14s, onde você pode colocar uma música de fundo (é só tocar alguma música no Spotfy ou Deezer enquanto você faz o vídeo), um vídeo com as novidades da loja que acabaram de chegar, depoimentos das clientes e fotos dos produtos.

Invista nesse recurso! Ele aproxima sua marca das sua seguidoras, que adoram acompanhar novidades e bastidores de lugares.

10 Dicas Valiosas para Vender Moda no Instagram 

Moda no Instagram

Algumas ações são conhecidas pela maioria, mas sempre vale à pena recordar! E você pode saber mais sobre como atrair clientes no Instagram clicando aqui

– Identifique os perfis concorrentes e parceiros de sua loja e siga os seguidores desse perfil

– Siga os perfis que curtiram e comentaram as últimas fotos dos perfis concorrentes ou parceiros

– Agende seus posts em horários de maior engajamento. Você pode usar o Gerenciagram para uma conta ou duas contas.

– Escolha hashtags estratégicas para seu público-alvo e as coloque no primeiro comentário do seu post. Assim sua foto fica mais organizada

– Priorize fotos com os mesmos tons, pois quando alguém visitar seu perfil, o mosaico de fotos em miniatura fica bonito e visualmente agradável

– Invista em vídeos! Boomerang, câmera lenta, depoimento de clientes, detalhes dos produtos. Você pode fazer isso tudo no formato de vídeos. As imagens em movimento tendem a ficar melhor fixadas no subconsciente das pessoas.

– Curta e comente nas fotos dos perfis parceiros, isso aumenta sua visibilidade e interação

– Marque em sua foto perfis parceiros e que tenham a ver com a foto publicada, isso gera engajamento

– Caso a sua loja esteja participando de algum evento, não esqueça de acionar a localização na postagem. Isso aumenta a possibilidade de você ser encontrado.

– Faça links patrocinados no Instagram e Face. Para a loja física, priorize os clientes que moram ao redor de seu empreendimento. Caso seja e-commerce, delimite um público-alvo assertivo e faça a campanha com links diretor para seu site de compras.


 

Se tiver alguma sugestão de tema, mande para mim! Adoro receber ideias novas!

Abraços,

Vanessa Lins

[email protected]

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