Marketing de Influência: Guia Prático

A influência, muito falada hoje pelos meios digitais, tem a sua importância para atrair um público segmentado há muito tempo! Pois, desde da época que as novelas eram as principais formas de entretenimento, as empresas buscavam atrizes, cantores e apresentadores que tivessem conexão com a abordagem de uma marca. Dessa forma, para explicar melhor sobre essa evolução das formas de divulgação, é que a partir de agora você terá acesso ao Guia Prático do Marketing de Influência

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Guia Prático do Marketing de Influência

Com as redes sociais, somos todos agora formadores de opinião. Temos voz para dizer quando gostamos ou não de algo.

No entanto, existem pessoas com um poder maior de influência em determinadas áreas e redes sociais, são os chamados digitais influencers. E esses são fundamentais para o Marketing de Influência atual!

A influência é a audiência e um impacto de uma mensagem dentro de uma comunidade ativa. Ou seja, a influência está ligada diretamente com o capital social que aquela mensagem gera. Contendo o seu poder de persuasão e a capacidade de se fixar na memória afetiva do seu público de forma positiva e prioritária.

Dessa forma, a ponte, entre a mensagem a ser relevante e o seu público, é justamente os digitais influencers quem fazem.

Anúncios de marcas com influenciadores geraram 277% mais de intensidade emocional e 87% mais lembrança do que um anúncio de TV (Instagram: @rkiso | Fonte: Whalar – ‘THe Science of Influencer conduzido pela Neuro-Insight em junho de 2019).

Além dos dados acima, é fundamental que a marca possa ter uma voz conectada com seu propósito para o público a ser atingido.

Afinal, essa ação faz com que a mente do consumidor fique mais direcionada a esse tipo de divulgação, do que todos os outros anúncios com os quais somos bombardeados a cada dia.

Marketing de Influência em 7 Passos

Antes de qualquer coisa, o Marketing de Influência só funciona quando os objetivos e propósitos de uma marca estão alinhados com os do influenciador. Pois, caso contrário, a mensagem não terá o impacto esperado.

Dessa forma, para haver uma conexão e um retorno maior, é fundamental que a busca pelos digitais seja planejada e alinhada.

1) Defina o seu Objetivo

marketing de influência

Parece óbvio? Nem tanto! Saber o que a marca almeja, exatamente a ação direcionada com influenciadores é fundamental! Pois essa ação precisa estar em conjunto com todo o planejamento de marketing.

A marca precisa identificar em qual etapa de um funil de vendas o influencer digital atuará. Confira:

Atenção – Fazer com que grande parte do público em potencial da marca descubra sua existência e benefícios.

Interesse – Mostrar a esse público retido os principais benefícios da marca e estimular uma conexão maior com essas pessoas.

Apresentar diferenciais da marca, isto é, qualidade, design, resultados, de forma interessante e contextual, gerando interesse e intenção de compra.

Trial – Estimular oportunidade para a venda do produtos ou serviço.

Fidelização – Manter e intensificar o relacionamento com quem já consumiu o produto ou serviço da marca. Então, promovendo conexão durante o uso e transformando essa pessoa nos promotores de sua marca e em influenciadores digitais.

2) Defina a sua persona

marketing de influência

Aqui a marca precisa entender para quem vai oferecer o seu produto ou serviço e se essa pessoa está conectada com a essência e abordagem da digital influencer.

Dessa forma, é preciso que nessa etapa as marca saibam tanto os dados quantitativos e demográficos (faixa salarial, local onde mora e trabalha…), como também os hábitos e estilo de vida do seu público.

Então, definida essa etapa, começa-se a desenhar como será abordagem utilizada nos meios de divulgação.

3) Defina a sua verba

Saiba o quanto a marca poderá gastar para ação com o digital influencer, pois essa iniciativa não pode prejudicar a saúde financeira da empresa.

4) Defina a estratégia nas redes sociais

Marketing de Influência

O Instagram continua em alta para a divulgação de produtos e serviços. No entanto, dependendo da estratégia, é interessante também analisar outras formas de divulgação, como o LinkeDin, post em site ou blog, Facebook, TikTok, e-mail marketing… E dentro desse contexto o influencer deverá seguir os seguintes passos:

  1. Criação dos vídeos ou fotos dentro da abordagem determinada
  2. Conectar-se com o público envolvido com a publicação. Ou seja: respondendo às duvidas e aos comentários
  3. Mostrar os resultados das ações com dados de Insights, Analytics e relevância de comentários

5) Mapeie os Influenciadores

Lembra quando falei que é fundamental ter o alinhamento entre o propósito da marca e do influencer?

Nessa etapa é fundamental analisar:

  1. Se no Instagram dos Influenceras possui comentários relevantes do seu público. Ou seja, aqui é importante que se analise se uma conversa é gerada
  2. Se os influencers respondem aos comentários de forma positiva e esclarecedora
  3. Se os comentários tenham a ver com o conteúdo postado, assim como a quantidade deles em cada post
  4. Confira o engajamento como um todo do influencer: quantidade de seguidores, likes, comentários e visualizações de vídeos
  5. Quem segue o perfil do influencer. Isto é, confira se autoridades do mercado reconhecem esse perfil como interessante
  6. Analise com quais marcas a influencer já trabalhou
  7. Veja como é o posicionamento da influencer na imprensa
  8. Se os seguidores, likes e comentários são reais e orgânicos.

Se todos esses itens forem analisados com sucesso, então contrate essa pessoa! Pois realmente a diferença será interessante.

6) Publique com gosto!

Marketing de Influência

Faça o briefing do que deverá ser abordado nos posts, acompanhe a produção das mídias pela influencer e, em seguida, publique!

Além disso, acompanhe as ações da influencer e sempre responda aos comentários relativos a sua marca, tanto no seu perfil, como nos da influencer.

Dessa forma, veja como otimizar as ações de divulgação com posts patrocinados e CTAs estratégicos.

Analise todos os resultados e se os objetivos foram atingidos, pois essa parte da análise é um pouco esquecida, mas não para você!

7) Refaça todo o processo, só que com mais dados e experiências

Marketing de Influência

Agora que a marca já sabe seus principais pontos de erros e acertos, é fundamental levar esses aprendizados para as próximas campanhas. Pois os ajustes já deverão estar alinhados, para a cada ação, os resultados serem consequentemente melhores!

Então agora é com você! Coloque em prática e depois me conte os resultados! 🙂

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Até mais!

Vanessa Lins

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