Descubra como fazer do seu Instagram uma máquina de gerar vendas

Eu não sei qual tipo de negócio você tem ou o que você vende, mas tenho certeza que o Instagram pode ser um excelente canal de relacionamento e vendas para alcançar mais clientes, além de propagar o seu conteúdo para chegar a mais pessoas potenciais.

Prazer, eu sou o André Damasceno do O Melhor do Marketing e trabalho com Marketing Digital desde 2008. De lá para cá, treinei mais de 3.000 alunos em cursos abertos, in-company e online. Inclusive, a Vanessa do Realce Marketing foi minha aluna numa turma em Recife/PE.

Também já participei de centenas de campanhas nas Mídias Sociais e já atendi mais de 130 clientes em diferentes nichos de mercado. Atualmente presto consultorias para clientes em todo Brasil e nos Estados Unidos. Viajo o Brasil com meus cursos presenciais e tenho 3 cursos online com mais de 1.000 alunos.

Mas chega de apresentações e vamos ao que importa de verdade. Como transformar seu Instagram em um máquina de gerar vendas, negócios e criar sua autoridade dentro da sua área.

usários-Instagram

Atualmente o Instagram conta com mais de 800 milhões de usuários ativos em todo mundo, sendo 50 milhões somente no Brasil. Outros números e dados que gosto de compartilhar são:

  1. O Instagram Histórias tem mais de 250 milhões de usuários ativos diários
  2. Posts com localização recebem 79% mais engajamento
  3. Vídeos postados às 21:00 tem 34% mais engajamento
  4. Conteúdos gerados pelos usuários têm uma taxa de conversão 4,5% maior
  5. 70,7% das empresas usaram o Instagram em 2017
  6. Existem atualmente 8 milhões de perfis Instagram Empresas
  7. 80% dos usuários seguem pelo menos uma empresa no Instagram
  8. Pelo menos 30% dos usuários do Instagram compraram um produto que descobriram por meio do Instagram
  9. 59% das pessoas entre 18-29 anos usam o Instagram

Os dados são do blog da https://sproutsocial.com/

Olhando para todos esses números, é impossível que uma marca, produto ou serviço queira ficar de fora do Instagram e perder a possibilidade de interagir com o seu público, vender o seu produto/serviço, ou simplesmente divulgar o seu negócio para potenciais clientes.

Mas nem tudo são flores. Para você consegui alcançar o maior número de pessoas possíveis que tenham interesse em comprar o seu produto ou serviço, você vai precisar ter:

  1. Uma estratégia bem desenhada
  2. Um plano de ação
  3. Um plano operacional para executar sua estratégia e plano de ação
  4. Investi em anúncios. Não existe almoço grátis

Essas 4 etapas bem executadas aumentam sua chance de transformar seu Instagram Business em uma máquina de conquistar, fidelizar e reter clientes todos os dias.

Vamos percorrer cada uma das etapas abaixo:

1 – Uma estratégia bem desenhada

Nessa etapa você vai definir a sua meta, objetivos e desejos com o seu Instagram. Vai identificar como o seu público-alvo se comporta e já é possível descobrir isso através do Instagram Insights.

Instagram-Insights-alcanceInstagram-Insights-MétricasInstagram-Insights-seguidores

 

Exemplos de Metas:

  • Aumentar em 12% a minha base de seguidores na minha região nos próximos 30 dias
  • Aumentar em 7% os directs por pedidos de propostas, orçamentos e dúvidas nos próximos 15 dias
  • Aumentar em 40% o número de impressões nos próximos 7 dias

A partir do momento que você define uma meta, você pode avançar para a próxima etapa do processo que é Montar um Plano de Ação.

Ou seja, nada de pular essa etapa. A mesma é a mais importante do processo.

2 – Plano de Ação

Quais serão minhas ações para atingir a meta de: Aumentar em 12% a minha base de seguidores na minha região nos próximos 30 dias?

Nesse momento você deve se concentrar nessa meta e em todo tipo de ação que lhe aproxima dela. Essa meta é real e eu vou lhe dizer abaixo exatamente o que eu fiz no meu Instagram @omelhordomkt para chegar a esse número em menos de 30 dias.

A minha primeira atitude foi: Produzir mais e melhores conteúdos. Se você abrir o meu Instagram agora, vai ver que todos os dias tem conteúdo novo, porém, isso não é suficiente.

Eu produzo conteúdo novo utilizando todos os recursos que o Instagram me permite: Fotos, vídeos, lives, stories, carrossel (postagem em sequência no feed). Eu não me limito a fazer apenas fotos.

Conteúdo de qualidade atrai mais seguidores. Consequentemente esses seguidores convidam seus amigos através dos comentários e permanecem no meu perfil interagindo.

Conteúdo de qualidade é como um íma. Ele possibilita atrair seguidores e convertê-los em clientes.

Depois dessa atitude de PRODUZIR CONTEÚDO DE QUALIDADE, eu resolvi testar uma ferramenta de automação para o Instagram. Foi então que eu comecei a utilizar o Pontofollow e depois o Gerenciagram comigo mesmo e com meus clientes.

Essas ferramentas são ótimas, mas apenas seguir a dica 1 de produzir conteúdo, caso contrário você não vai conseguir reter os seguidores que você conquistar durante um tempo.

O Gerenciagram, por exemplo, segue pessoas e curte conteúdos com base nas segmentações que você fizer com # hashtags, locais e perfis de concorrentes ou semelhantes ao seu negócio. Se você quiser conhecer o Gerenciagram, basta clicar aqui.

Essas duas ações me permitiram crescer minha base em mais de 20% em apenas 30 dias. Melhorou meu alcance e número de impressões significativamente.

3 – Plano Operacional

É aqui que colocamos a mão na massa. Afinal, o conteúdo não vai se produzir sozinho. Você vai precisar fazer vídeos, criar posts, trabalhar as enquetes e estimular o seu seguidor a se engajar no seu Instagram.

Vou colocar aqui algumas ferramentas e aplicativos que utilizo e me ajudam na produção de conteúdo nessa parte operacional.

  1. Inshot: Edita fotos e vídeos, você pode colocar músicas, textos, gifs e muito mais. Tudo isso na palma da mão. Prático, rápido e tem na versão gratuita 🙂
  2. Unum: O UNUM tem duas funcionalidades: Uma da parte de métricas que é a minha preferida e a outra para organizar o seu feed.
  3. Legend: Esse app foi uma grande descoberta. O mesmo faz legendas fáceis e rápidas em forma de vídeo.
  4. Canva: Serve não apenas para o Instagram, mas para qualquer rede social. Se assim como eu, você não é um especialista em criar peças para as redes sociais. O Canva é uma ótima solução.

4 – Instagram ads

Como eu disse, não existe almoço grátis. Todo cliente de Consultoria em Marketing que eu atendo já deixo claro para ele à importância do investimento em anúncios.

Você não precisa investir milhares de reais, minha sugestão se você está começando agora e sua verba é curta, crie um Plano de Mídia e comece com 5,00/dia.

O mais importante aqui é criar segmentações que sejam adequadas para encontrar o seu público-alvo. Então lembre-se de colocar interesses, localização, idade, gênero e definir todo tipo de segmentações possíveis.

Eu faço os meus anúncios para Instagram através do Gerenciador de Anúncios e recomendo que você faça o mesmo.

 

Se você gostou desse post e quer aprender na prática a Converter Seguidores e Fãs em clientes reais, eu estarei em Fortaleza no dia 02/06 com o meu curso presencial: Facebook e Instagram Marketing na Prática

Vejo você lá 😉

Abraços

André Damasceno, Consultor de Marketing, Professor e Empresário.

https://www.facebook.com/andredamasceno

https://www.instagram.com/omelhordomkt/

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