Instagram Insights: Como Usar?

Instagram Insights: Como usar e salvar as suas estratégias no Instagram

Por Diego Sandoval (@diegosandovalbr)

O seu perfil comercial te diz mais do que você imagina! Uma prova disso é justamente o Instagram Insights. E eu posso te falar o que é engraçado?

É que a grande quantidade dos usuários que o possuem não sabem e/ou não entendem a sua importância.

Mas, se você se interessou em ler esse breve artigo, com certeza, somente com ela, existem grandes chances de você melhorar a sua compreensão e, por que não, resultados.

Para que serve o Instagram Insights?

Instagram Insights

Criação de Estratégias!

Um Instagram para negócios sem estratégia é o mesmo que andar sem destino. Ou seja, isso, para o seu negócio, é inconcebível.

Cada ação feita nessa rede social precisa ter um resultado. Seja o mesmo positivo ou negativo, ele precisa gerar estatísticas.

Então, como eu gosto de dizer sempre:

Não existe estratégia sem estatísticas. E estatísticas sem estratégia é como o nosso apêndice: vai estar lá e a gente não sabe para quê!

E o que podemos aprender analisando os dados do Instagram Insights?

Aí é que vem a parte porreta da coisa!

Veja só o que aprendemos com o Instagram Insights

Instagram Insights

1 – O comportamento dos usuários em nosso perfil

Nós podemos, basicamente, analisar se os nossos seguidores estão “navegando” pelo nosso perfil. Ou seja, se estão clicando nos links em que nós apresentamos a eles.

Podemos saber também, então, como estão os números dos novos usuários que estamos alcançando semanalmente.

2 – O que eles gostam de ver

Um bom conteúdo é aquele em que os nossos seguidores adoram ver, usando a nossa personalidade.

Ou seja, é o que realmente cativa!

Mas será que são imagens? Talvez vídeos? Ou seria o Instagram Stories que você anda fazendo que está causando mais resultados?

Isso o Instagram Insights também pode responder isso.

Nós podemos, por exemplo, saber qual foi a publicação mais comentada em 6 meses de atividades.

Isso é ótimo para destacar mais especificamente quais são os conteúdos que dão certo e quais são aqueles que estão só para encher linguiça.

3 – Quem e onde nós estamos alcançando

Aqui é onde o bicho pega.

Imagine que você vende produtos de beleza para o público feminino e, ao analisar o Insights, tem a “grata” surpresa de que 58% dos seus seguidores é composto por usuários do sexo masculino.

Algo está errado, não acha?!

E se você só realiza vendas em sua cidade, mas também descobre que a maioria dos que olham o seu conteúdo está localizado em outro Estado?

Percebe?!

Como te disse anteriormente, as estatísticas são utilizadas para criação de uma boa estratégia.

Se você não perceber isso a tempo, estará apenas marcando presença no Instagram, ao invés de alcançar o objetivo de vendas.

4 – O dilema dos horários

 “ Qual é o melhor horário para publicar no Instagram? ”

Quantas vezes você já viu essa pergunta acontecer?

Pois é. Também pode ser respondido com o Insights.

Lá é apresentado quais são os dias e horários em que os seus seguidores estão mais ativos. Ou seja, estão lá no Instagram vendo publicações.

Será que investir uma publicação de venda aos domingos à noite surte efeito no seu perfil comercial?

O Instagram Insights também responde.

Tô acabando

Essa ferramenta está sendo aprimorada de tempos em tempos, fazendo com que confiemos nela gradativamente.

Ela praticamente te passa, de uma maneira relevante, a criação do seu público ideal. Então, se você ainda não está estudando a fundo todos os dados que ela te passa, está perdendo tempo. Se você só acessa ela para saber qual é o alcance do seu perfil, também está perdendo tempo.

Instagram para negócios é pura estratégia. Logo, para isso, estudar as estatísticas é parte do trabalho.

Fique feliz! Já que gora você sabe mais da importância dele do que muitos usuários que estão querendo divulgar os seus negócios nessa rede social.

Espero que o seu Instagram Insights agora seja visto com outros olhos.

Obrigado pelo carinho da sua atenção.

Diego Sandoval 

@diegosandovalbr 


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E caso tenha alguma dúvida ou sugestão é só mandar um e-mail!

Até mais!

Vanessa Lins

vanessa

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