Inovação: Você pratica na sua vida?

Inovação, significa em sua essência, criar algo novo. Hoje ela está muito falada e sempre está associada à tecnologia e ciência. Além disso, já faz parte do cotidiano das pessoas. Afinal, à medida que alguém muda algo em seu contexto, já está inovando.

A inovação é um processo criativo, transformador, que promove rupturas pragmáticas, mesmo que parcial, impactando a qualidade de vida das pessoas e do meio em que ela vive.

Dessa forma, sabemos que inovar faz parte do processo de adaptação. Pois, as marcas precisam continuamente rever seus processos, produtos e serviços para acompanhar as mudanças, que podem acontecer até em outros setores, mas que podem impactar diretamente, ou indiretamente, as formas de gestão de uma empresa.

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Inovação? A Blockbuster já esnobou a Netflix!

Nokia, Blockbuster, Kodak, Forever 21… São apenas algumas das marcas que não aguentaram à pressão das mudanças e ficaram aquém da inovação.

Você sabia que a Blockbuster poderia ter comprado a Netflix por US$ 50 milhões em 2000, mas achou que a empresa era cara demais? E tem mais! O CEO se segurou para não rir dos fundadores da Netflix durante a reunião.

A Netflix é avaliada hoje em US$ 18 bilhões, segundo o artigo CBInsights.

A Blockbuster era uma das gigantes do setor nos anos 2000. Isto é, uma referência no aluguel de filmes e games. Em 2004 chegou a ter mais de nove mil lojas no mundo! Ou seja, uma potência!

Mas voltando à reunião acima com a Netflix, a Blockbuster não enxergou oportunidades de inovação e nem os poderes que a internet poderia proporcionar. Se naquele período a compra tivesse sido feita, hoje a Blockbuster seria um conglomerado de peso no mercado.

A Netflix se inovou, viu a oportunidade e desenvolveu a ideia. No entanto, a Blockbuster não fez isso. Em vez de aproveitar o momento de crise para renovar a marca, essa empresa demorou muito para tentar algo novo.

As empresas são organismos vivos, que não podem parar. Por isso, a inovação deve ser um processo contínuo!

Então, o que você está fazendo hoje para sobreviver no futuro?

Tipos de Inovação

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Você e a sua marca podem estar fazendo processos de inovação nem perceber! Então confira os tipos e veja em qual categoria a sua marca combina mais.

Incremental – Pequenas melhorias contínuas nos produtos e serviços. Por exemplo: A TV, que evolui sempre a cada ano. Inserindo novas tecnologias, qualidade de imagem…

Produto – Quando uma empresa lança um novo produto ou algo significativamente melhorado que agrega valor ao cliente. Por exemplo: iPod. Antes tínhamos o Walkman, depois o Diskman, que evoluiu para o MP3 e iPod. Apesar do iPod ter sido um produto novo que mexeu com o mercado. Sabemos que hoje ouvimos música mesmo pelo Spotfy e pelo Deezer.

Modelo de Negócio – Quando é criada uma nova forma de negócio que cria, entrega e captura valor. Por exemplo: Mc Doanlds com o fast food. Amazon, pela logística sem estoque.

Disruptiva – Inovações que deslocam empresas ou indústrias estabelecidas. Por exemplo: Uber, Netflix, iFood, Dog Hero…

Mais sobre a Inovação Disruptiva

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Dentre os tipos de mudanças, a mais falada atualmente é a disruptiva. Afinal, está no nosso cotidiano todos os apps mencionados acima.

Além disso, essas empresas chegaram para inovar e a serem inseridas em uma sociedade, ela estando preparada ou não.

Quem não lembra da confusão que houve quando a Uber chegou no Brasil? Protestos dos motoristas de táxis, resistência pelas leis e governantes… Tudo foi feito para tentar barrar a mudança. Porém, isso tudo não mudou em algo o contexto que vivemos.

Dessa forma, a inovação disruptiva não quer saber das leis e costumes de uma sociedade, na qual ela deseje ser inserida. Ela apenas aparece e aquele local que se adapte à mudança que está chegando!

Pontos que podemos aprender com o Uber e cia…

– Os taxistas representavam o tradicional. Um sistema sem mudanças e sem preocupação com a concorrência e nem com os clientes

– Como já disse, as empresas são organismos vivos. Que devem estar sempre preocupadas com a inovação

– A falta de inovação dos taxistas levou ao declínio dos seus serviços. Ou seja, só muito mais tarde, eles acordaram para realidade, e começarem a aprimorar suas iniciativas e tentar concorrer com a Uber.

– Depois da resistência, a Uber se solidificou no mercado.

– Houve adaptação dos taxistas a esse novo mercado

– O cliente ganha ao poder escolher sistemas de transporte mais baratos e rápidos para o seu trajeto.

Em tempo: a Uber está realizando testes para incluir carros voadores em seu sistema de operação.

Inovar é fundamental

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Por isso, que as empresas devem sempre estar atentas e prever o que está acontecendo em seu mercado para inovar e se adaptar.

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E caso tenha alguma dúvida ou sugestão é só mandar um e-mail!

Até mais!

Vanessa Lins

WhatsApp: (85)99956-1195

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