A Verdade Sobre o Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, ou Novo Marketing, são todas as ações realizadas pela marca com o objetivo de gerar o interesse do cliente. Baseia-se também nas táticas de marketing com compartilhamento de um conteúdo envolvente e de qualidade, para atrair o público-alvo.

Até pouco tempo atrás, o processo de compra e vende acontecia exclusivamente pelo fluxo: empresa – cliente. Hoje, os consumidores são produtores de conteúdo, com alto poder de influência sobre a compra e sobre seu círculo social, além de poder optar por quais informações poderá receber. Os consumidores pesquisam sobre qual produto ou serviço pretendem comprar, fazem comparações entre mais diversas empresas, para assim, tomar a sua decisão. É justamente nesse processo que as empresas, que alimentam seu público com conteúdo envolvente, fazem a diferença na hora da decisão. Nesse processo de prender a atenção do cliente e fixar a sua marca na mente das pessoas, há os canais mais comuns hoje em dia, que são:

  • Redes Sociais
  • E-mail marketing
  • WhatsApp Marketing
  • Vídeos
  • Boca a boca

O Novo Marketing se baseia em ações voltadas para os canais acima, com foco em:

  • Informar
  • Persuadir
  • Relembrar
  • Vender

Mais do que persuadidos, os clientes querem ser encantados! As empresas precisam demonstrar que são autoridade no assunto que estão vendendo. Precisam mostrar aos consumidores, que eles possuem exatamente tudo que esse público precisa para sanar a sua “dor”.

Benefícios do Inbound Marketing

  • Elevar a credibilidade e o valor à marca para influenciar vendas no futuro;
  • Aumentar o reconhecimento e a visibilidade da marca;
  • Engajar consumidores, aumentando as conexões com a marca;
  • Colocar as necessidades dos clientes como prioridade;
  • Engajar com o Marketing de Conteúdo

Diferença entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Inbound Marketing

Ambos de baseiam no compartilhamento de conteúdo de valor para o público-alvo.

Marketing de Conteúdo surgiu no ano de 2001, criado por Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute, já o Inbound Marketing foi descoberto no mercado americano em 2008. Criado por Brian Hallingan e Dharmesh Shah, fundadores da Hubspot.

No Marketing de Conteúdo o foco principal é a geração de informações de qualidade, direcionadas a um nicho específico com o objetivo de conquistar seguidores e advogados da marca. Já o Inbound Marketing também se preocupa com o compartilhamento de conteúdo relevante, mas com o intuito de nutrir seu público com informações objetivando promover vendas e conversão de leads.

Como Promover o Inbound Marketing na sua Empresa

Inbound Marketing

 1. Crie Personas

Ao definir seu público-alvo, você saberá a linguagem a ser utilizada em seus canais de divulgação e atingir o foco principal da dor do seu cliente. Todo o planejamento e estratégia para se conseguir vendas, começa pela definição de quem você quer atingir, de qual a dor do seu cliente e como você irá saná-la.

2. Google

Promova um trabalho de SEO, seja facilmente encontrado no Google, principalmente se sua empresa for um e-commerce! Trabalhe bem suas palavras-chaves junto ao Google Adowrds. Ter um site ou blog sobre sua empresa é fundamental para essa etapa.

3. Redes Sociais

As Redes Sociais são verdadeiras vitrines virtuais. Escolha a plataforma que melhor atenda seu público (Instagram, Facebook, Pinterest, Linkedin…) e promova conteúdo relevante e com design atrativo todos os dias!

Pesquise sobre qual linguagem utilizar para seu público, quais os melhores dias e horários para postar e promova parcerias que agreguem valor ao seu conteúdo e a sua persona.

Não se prenda somente a expor seus produtos ou serviços nas redes sociais. Eduque seu público, para ele ficar ávido por suas informações. Por exemplo: caso trabalhe vendendo roupas, sempre mostre quais são as últimas tendências e as melhores opções para se combinar peças.

Caso utilize o Instagram, não deixe de ler esse artigo sobre como atrair mais clientes com essa rede social. É só clicar aqui!

4. Faça sua lista de e-mail

Cadastre o e-mail do seu público-alvo, afinal, as redes sociais são “espaços alugados”, e o e-mail é seu. Ofereça um e-book ou uma vídeo-aula gratuita. Que para adquirir, a pessoa só precisa passar o e-mail dele. Existem serviços que fazem todo esse processo, inclusive com modelos prontos de squeeze page, o Lead Lovers é um deles.

Sempre envie e-mails contendo informações relevantes sobre seu nicho de atuação. Mesmo que a taxa de abertura não seja tão grande, quem os abre, com certeza estará interessado no que você está informando, e é nesse público que você deve investir.

5. Construa uma lista de transmissão no WhatsApp

Divulgue em suas redes sociais que você está abrindo uma lista de transmissão no WhatsApp e peça para as pessoas se cadastrarem. Envie dicas e informações somente para essas pessoas! Não faça Spam no WhatsApp, além de ser muito inconveniente, você pode ter sua conta bloqueada.

Após essas ações, você pode vender seu produto para elas. A possibilidade das vendas se concretizarem é muito maior!

6. Boca a Boca

Em paralelo, invista em uma boa campanha boca a boca. Faça ações interessantes nas suas redes sociais ou estabelecimentos e faça com que as pessoas falem de você. Nesse ponto, é importante também você contratar uma assessoria de imprensa e realizar pequenos eventos, convidando pessoas estratégicas que gere buzz para a sua marca.

Funil de Vendas do Inbound Marketing

Inbound Marketing

Existem algumas etapas para você seguir e conseguir mais resultados com o Novo Marketing:

1. Planejamento

Antes de começa a divulgar seu conteúdo de valor, faça um planejamento mensal do que vai abordar e como irá fazer isso para a sua persona. Nessa etapa, você deve identificar as necessidades e como vai atendê-las.

2. Alcance

Utilize os diversos canais de divulgação online para ter mais alcance com o Insbound Marketing. Foque nas Redes Sociais que mais estejam de acordo com o seu público.

3. Ação

Ajude seus seguidores e clientes a contornarem um problema. Forneça soluções, descreva seus benefícios para seu público

4. Engajamento

Transforme clientes em seguidores fiéis de sua marca. Construa um relacionamento com eles para que fiquem sempre encantados por seu atendimento e produto, indicando a sua marca e acompanhando suas novidades, dicas e informações pelas redes sociais, WhatsApp, Apps ou e-mail marketing. Faça proveito da era digital para conectar e obter resultados com isso.

Viu que o Inbound Marketing é muito simples? No entanto, é repleto de ações que devem ser seguidas sistematicamente. Dessa forma, você conseguirá atingir mais pessoas do seu interesse de atuação, aumentando, assim, sua possibilidade de retorno financeiro por meio das vendas.

Espero que tenham gostado! Se houver alguma dúvida ou sugestão, é só escrever para mim! 🙂

 

Abraços,

Vanessa Lins

[email protected] 

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