Home Office: Como trabalhar?

O Coronavírus é real. A Pandemia já chegou ao Brasil e devemos todos nos resguardar para evitar a contaminação. Lavar sempre as mãos, evitar passar as mãos no nariz, olhos e boca. Desinfetar objetos que sempre estão com você, como óculos, celular, chaves, bolsa… Diante disso, muitas medidas estão sendo tomadas, a principal delas é a suspensão das aulas e o trabalho Home Office. Afinal, como fazer valer a produtividade nessa nova perspectiva?

Mas antes de continuar, inscreva-se em minha Lista Vip e tenha acesso aos conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital, além de descontos e bônus especiais para uma super novidade que está chegando!

9 Dicas para trabalhar Home Office

home office

Trabalho via Home Office, desde que saí da CLT, há sete anos. E tem várias coisas que você pode colocar em prática para aumentar a sua produtividade.

1) Vista-se para trabalhar

Não precisa de muitas formalidades. Mas é fundamental, você se trocar para virar a chave da produtividade. Então, acorde, tomé café, vá para o banho e coloque uma roupa confortável para trabalhar em seu espaço.

2) Separe um lugar para chamar de seu no Home Office

Mesmo que seja a mesa da sala, instale seus objetos de trabalho nesse local. Faça dele seu ambiente focado para o trabalho. Caso tenha um cômodo exclusivo para esse fim, melhor ainda! Pois, assim, as pessoas que moram com você respeitam mais a sua jornada.

Além disso, retire as distrações paralelas do seu Home Office, como televisão, celulares com redes sociais e WhatsApp.

3) Estabeleça horários fixos de trabalho

Sim! Não é porque você está no Home Office, que você vai ter um horário bagunçado. A sua organização precisa ser ainda maior, pois as possíveis distrações são ainda maiores.

Dessa forma, se o seu horário de trabalho for das 8h às 17h, não marque nada nesse horário, não ligue a TV e nem fique de papo no WhatsApp. Assim, a sua produtividade será muito maior (e melhor).

4) Comece o dia com a atividade mais complexa

Livre-se logo do que te chateia, pois aí você ficará livre para realizar as tarefas que mais gosta sem aquela entrave de “preciso fazer aquela coisa chata depois”.

Fazendo isso, além de organizar melhor as suas tarefas, você ainda aumenta sua produtividade e otimiza o seu tempo, pois não vai ficar inventando desculpas para não fazer as atividades menos legais.

5) Pare para o almoço e lanches

Se possível, coloque no despertado os horários do cafezinho e do almoço. E vá no horário programado! Esse erro eu cometia demais! Às vezes só ia almoçar umas 15h, já passando mal. Não seja essa pessoa! Seja fiel aos horários e ao seu metabolismo. Sua saúde agradece.

6) Faça um check-list do que vai fazer

Isso é fundamental! Ir riscando as atividades feitas, organiza suas tarefas e te deixa ainda mais motivado para seguir para as próximas.

Além disso, já deixe preparada a lista do dia seguinte, pois aí, você ganha um bom tempo no próximo dia que está por vir!

7) Organize suas tarefas por atividades semelhantes

Assim, você usa o mesmo raciocínio para um bloco de tarefas. Ganhando tempo e focando seu pensamento em uma só coisa.

8) Deixe seu home office livre das distrações paraleleas

Assim, você rende mais! Então, nada que possa te distrair, como: deixar aberto sites de fofoca, BBB ou coisas parecidas.

Fique longe do WhatsApp, Instagram e TikTok. Dê aquela espiadinha somente nos horários do almoço ou do lanche.

9) Faça um acordo com quem trabalha com você

Interações, conversas e interrupções estão apenas proibidas. Diga para as pessoas que moram com você respeitar o seu espaço de trabalho. E que ao final do expediente, tudo será resolvido!

E o Home Office para quem está com filho em casa?

Home office

Se a criança for maiorzinha, estabeleça um acordo: brincar e interagir na hora dos lanches ou no fim do expediente.

Enquanto trabalha, passe para criança atividades de concentração: quebra-cabeça, livros, caça-palavras, jogos e desenhos.

Faça um acordo com o outro adulto que mora com você, para se revezar nos cuidados com a criança.

Realize suas atividades mais complexas durante o soninho ou quando a criança estiver mais relaxada. Dessa forma, você irá produzir mais!

Antes de iniciar o trabalho, já deixe a criança organizada. Isto é, de banho tomado, alimentada e com dentes escovados.

Deixe uma garrafinha ao alcance da criança. Assim, ela se hidrata sozinha. Além disso, estimule a independência dela, como ir ao banheiro e escovar os dentes.

Se a criança for um bebê, faça o que puder na hora do soninho dele. Tente revezar os cuidados do baby com algum outro adulto.

Explique à criança sobre a importância do seu trabalho e que não pode ser interrompida. Assim, a criança vai entender mais sobre respeito e concentração.

No início pode ser tudo meio estranho ou difícil, mas com suas adaptações, dará tudo certo! 🙂

Enquanto isso, vamos todos fazer a nossa parte em combate ao Coronavírus.

Aproveite para me seguir também no Instagram: @vanessalins.mkt

E fique ligado, que em breve vai chegar uma novidade que você vai amar! Para saber do que se trata em primeira mão, entre agora em nosso Canal do Telgram, clique aqui!

Você precisa saber também:

Como Silenciar Contas no Instagram

Inserira a Sacolinha no Instagram

Como Personalizar Ícones dos Destaques do Instagram

E caso tenha alguma dúvida ou sugestão é só mandar um e-mai ([email protected])!

Até mais!

Vanessa Lins

Ir para o Topo do Site