Como já falamos aqui, estava em testes no Canadá a opção do Instagram em ocultar as curtidas das fotos e as visualizações em vídeo. Mas o que o fim do likes vai impactar diretamente no seu trabalho do Instagram?
Bem, os likes são as métricas mais visíveis em um post, porém não são as mais importantes.
Como você pode perceber, o fim dos likes não é o fim do mundo. Existem dados mais importantes a serem analisados.
Ou seja, são outros direcionamentos mais relevantes que determinam o sucesso de engajamento em um post, isto é, se ele terá uma entrega para mais pessoas.
Lembrando que os likes não irão sumir, eles ficarão ocultos para o público. E somente o dono do perfil verá as quantidades de likes que cada post conseguiu.
Essa mudança já apareceu para você?
Os perfis terão que se readequar às novas propostas do Instagram. A rede social quer estimular o compartilhamento de um conteúdo envolvente. Além disso, que sejam criadas conversas e um contato genuíno entre os perfis e seus visitantes. Ou seja, menos likes e mais interação.
O Instagram almeja que com o fim dos likes haja um aumento da conexão entre as pessoas. Além disso, que essa mudança pare com o comércio de compra de likes e visualizações.
Há muitas pessoas, incluindo digitais influencers, que fazem fotos e vídeos com o objetivo de ter uma grande quantidade de curtidas ou visualizações. Nesses casos, os donos dos perfis querem mostrar a sua popularidade para se fechar parcerias comercias.
Os likes e as visualizações funcionariam como um termômetro a serem mostrados para anunciantes e para os usuários do Instagram.
Dessa forma, a partir de agora, tanto as empresas, como os digitais influencers, devem mudar essa percepção e analisar o quanto de conversa, engajamento e interação que essas contas refletem no seu público.
Além disso, o mídia kit deverá ter mais dados a serem apresentados, incluindo as métricas relacionadas acima. Como também, o tanto de conteúdo envolvente que foi produzido, com os seus devidos resultados.
Diante desse novo cenário, os digitais influencers são os que mais vão sentir essas mudanças. Mas como tudo é um hábito, se a ocultação dos likes vingar mesmo, haverá tempo suficiente para as métricas relevantes serem mostradas com exatidão para as empresas.
Dessa forma, agora, mais do que nunca, a conversa com o público será fundamental para o engajamento e o aumento de sua interação.
Por isso, faça perguntas a seus seguidores no Feed. Utilize os recursos das Perguntas, Enquetes, Testes e Bate-papo.
Converse com seu público! Ofereça a ele um conteúdo que ajude e envolva! Afinal, esse é o princípio de uma rede social, tanto para o Instagram como para a vida!
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Até mais!
Vanessa Lins
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