Fim dos likes no Instagram? Testes já começam no Brasil!

Como já falamos aqui, estava em testes no Canadá a opção do Instagram em ocultar as curtidas das fotos e as visualizações em vídeo. Mas o que o fim do likes vai impactar diretamente no seu trabalho do Instagram?

Bem, os likes são as métricas mais visíveis em um post, porém não são as mais importantes.

Esqueça o fim dos likes! Para uma postagem ter um engajamento de sucesso, é preciso (nessa ordem):

  1. Compartilhamento do post nos Stories. Isso indica que o seu público quer propagar ainda mais o seu conteúdo;
  2. Comentários relevantes. Você precisa estimular uma conversa com o seu público;
  3. Saves. Quanto mais pessoas clicarem naquela bandeirinha de São João, maior será a sua relevância. Pois o Instagram entende assim: Eita! Esse usuário gostou tanto desse post que quer ver de novo! Uhu!
  4. Visitas no Perfil. Ou seja, a partir de uma postagem que você fez, o usuário gostou tanto, que foi lá no teu perfil para ver mais.
  5. Alcance. Isto é, a quantidade de contas únicas atingidas com sua publicação
  6. Curtidas. Sim! As curtidas estão lá na lanterninha no grau de envolvimento de uma postagem…
  7. Impressões. Que é a quantidade de vezes que seu post apareceu nas contas dos usuários.

Como você pode perceber, o fim dos likes não é o fim do mundo. Existem dados mais importantes a serem analisados.

Ou seja, são outros direcionamentos mais relevantes que determinam o sucesso de engajamento em um post, isto é, se ele terá uma entrega para mais pessoas.

Lembrando que os likes não irão sumir, eles ficarão ocultos para o público. E somente o dono do perfil verá as quantidades de likes que cada post conseguiu.

fim dos likes
Vai ficar assim a parte de likes das postagens.

Essa mudança já apareceu para você?

O que o fim dos likes pode gerar?

fim dos likes

Os perfis terão que se readequar às novas propostas do Instagram. A rede social quer estimular o compartilhamento de um conteúdo envolvente. Além disso, que sejam criadas conversas e um contato genuíno entre os perfis e seus visitantes. Ou seja, menos likes e mais interação.

O Instagram almeja que com o fim dos likes haja um aumento da conexão entre as pessoas. Além disso, que essa mudança pare com o comércio de compra de likes e visualizações.

E como ficam os digitais influecers com o fim dos likes?

Há muitas pessoas, incluindo digitais influencers, que fazem fotos e vídeos com o objetivo de ter uma grande quantidade de curtidas ou visualizações. Nesses casos, os donos dos perfis querem mostrar a sua popularidade para se fechar parcerias comercias.

Os likes e as visualizações funcionariam como um termômetro a serem mostrados para anunciantes e para os usuários do Instagram.

Dessa forma, a partir de agora, tanto as empresas, como os digitais influencers, devem mudar essa percepção e analisar o quanto de conversa, engajamento e interação que essas contas refletem no seu público.

Além disso, o mídia kit deverá ter mais dados a serem apresentados, incluindo as métricas relacionadas acima. Como também, o tanto de conteúdo envolvente que foi produzido, com os seus devidos resultados.

Diante desse novo cenário, os digitais influencers são os que mais vão sentir essas mudanças. Mas como tudo é um hábito, se a ocultação dos likes vingar mesmo, haverá tempo suficiente para as métricas relevantes serem mostradas com exatidão para as empresas.

Interação é tudo

fim dos likes

Dessa forma, agora, mais do que nunca, a conversa com o público será fundamental para o engajamento e o aumento de sua interação.

Por isso, faça perguntas a seus seguidores no Feed. Utilize os recursos das Perguntas, Enquetes, Testes e Bate-papo.

Converse com seu público! Ofereça a ele um conteúdo que ajude e envolva! Afinal, esse é o princípio de uma rede social, tanto para o Instagram como para a vida!

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E caso tenha alguma dúvida ou sugestão é só mandar um e-mail!

Até mais!

Vanessa Lins

WhatsApp: (85)99956-1195

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