Desde que os Stories ganharam espaço com conteúdos mais informais e próximos do público, o Feed do Instagram se tornou um local onde as marcas e pessoas passaram agir mais estrategicamente para posicionar o seu conteúdo.
No entanto, diante de quase dez anos trabalhando ativamente no Marketing Digital, em especial no Instagram, percebo que muitos perfis possuem dificuldades para transparecer nos posts a verdadeira essência do seu negócio.
Por isso, construí esse passo a passo para você colocar em prática e ter uma orientação de quais caminhos deverá seguir.
Saiba aonde quer chegar em determinado período de tempo. Seus objetivos é vender, aumentar a sua autoridade, ser primeiro lugar na sua região? Defina esse primeiro passo e siga em frente.
Diante das bases das pessoas que mais compram de você ou que acessam o seu Instagram, qual o perfil padrão que serve como direcionamento para a abordagem de sua comunicação dos posts?
É a partir da definição da sua Persona (avatar ou cliente ideal), que você irá conhecer suas principais necessidades e desejos.
E assim, elaborar posts mais específico para a persona em seu Feed do Instagram.
Quais os principais valores agregados no nome da sua marca? O que ela representa para você e para todo o seu público que a envolve? Dica: liste as principais palavras que vem a sua cabeça quando você pensa de como a sua marca gostaria de ser reconhecida.
Nessa etapa você vai definir o que irá postar nos dias da semana e quais os melhores horário para fazer isso.
Lembre-se que nessa parte você deve planejar:
Tudo isso deverá rodear os posts direcionados para as vendas dos seus produtos ou serviços.
Interagir com os seus seguidores nos comentários do Feed do Instagram, no Inbox e nas respostas dos Stories é fundamental para aproximar a sua marca deles. Por isso, sempre esteja presente e resposta ao seu público com muita atenção e agilidade.
Parece trivial isso que falo. No entanto, grande parte das empresas deixa boa parte de seus potenciais clientes no vácuo. Não sejam essas pessoas! Busque estar junto do seu público. Seja reconhecido como uma marca acessível e preocupada com o bem-estar de quem te acompanha.
Além disso, não deixe de fazer perguntas ao seu público nos Stickers dos Stories. Por exemplo:
Coloque esse processo acima em prática. Em seguida, seus seguidores irão criar conversas em cima do seu conteúdo abordado.
Além disso, esteja sempre presente e ofereça a esse seu grupo, canais exclusivos de conteúdo. Como por exemplo: grupos exclusivos no WhatsApp, canal exclusivo no Telegram ou então algum acesso vip a um conteúdo exclusivo.
Dessa forma, você irá criar uma comunidade de pessoas que acompanha o seu trabalho, te indica e ainda te engaja naturalmente nas redes sociais.
Não precisa deixar seu feed parecendo um quebra-cabeça, como já falamos aqui! Mas você pode, e deve, deixá-lo harmonioso aos olhos de quem chega na sua casinha. Afinal, todos gostam de chegar em um ambiente aconchegante!
Dessa forma, você pode investir em fotos e cards que possuam a mesma paleta de cores! Passe a sua mensagem dentro do branding da sua marca e como ela agrega e sinta a diferença!
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Logo após, é só colocar em prática e arrasar com seus Stories criativos e diferenciados!
Então aguardo você no curso e boas aulas!
Como Silenciar Contas no Instagram
Como Inserir a Sacolinha no Instagram
Como Fazer Link do seu WhatsApp
Como Personalizar Ícones dos Destaques do Instagram
E caso tenha alguma dúvida ou sugestão é só mandar um e-mail!
Até mais!
Vanessa Lins
WhatsApp: (85)99956-1195