6 fatores pouco conhecidos que podem afetar o engajamento do Instagram

Você já deve ter percebido que as visualizações, curtidas e comentários diminuíram um pouco no Instagram. Um estudo realizado pela Quintly indicou que cerca de um ano para cá houve uma queda de 33% nessas interações. Mas como as empresas e profissionais de mídia podem fazer para otimizar o engajamento do Instagram? Afinal, as redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, e todo o esforço para um publicação interessante ser vista e compartilhada é válida.

Vamos entender porque uma publicação sempre aparece em primeiro lugar para você e o motivo de algumas postagens passarem simplesmente despercebidas…

Vamos aos 6 fatores:

1. Engajamento do Instagram

Esse, com certeza, é a parte mais importante para o sucesso de qualquer postagem. Fazer com que as pessoas interajam com sua publicação é fundamental. Isso significa, que quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos sua publicação receber, mais o Instagram entenderá como ela é importante para mais pessoas. Daí esse post aparecerá para mais pessoas que essa rede social considere interessante ver.

Mas atenção! Popularidade não é tudo! Determinado post pode ser interessante apenas para um determinado público, e o algoritmo do Instagram irá trabalhar para tal postagem ser mostrada apenas para aquele grupo específico.

Então se você é uma empresa e quer otimizar as suas publicações, invista em ações que proponham comentários e compartilhamentos. Uma das dicas para que isso aconteça, é escrever posts no imperativo, essa iniciativa aumenta cerca de 42% as suas interações. Ex: Marque aqui o seu amigo, comente aqui o que você achou… O Instagram @essediafoifoda ganhou visibilidade ao adotar essa estratégia desde o seu início. Ele sempre posta uma foto ou vídeo com a legenda “Marque aqui seu amigo…”.

2. Relacionamento

Não importa quantas pessoas você segue, o Instagram irá mostrar sempre as publicações dos perfis que você se relaciona mais, seja visitando, curtindo, comentando ou enviando Direct. Todas essas interações faz com que o algoritmo do Instagram entenda que aquele perfil é super especial para você, por isso sempre o coloca em primeiro lugar.

O Instagram também pode pegar informações de relacionamentos baseadas no Facebook. Por isso, que as postagens dos amigos e familiares sempre são prioridade em seu feed no Instagram.

Isso também acontece nos Stories. Não é a ordem de quem fez o Stories primeiro que irá aparecer em sua timeline, mas quem é mais importante para o seu perfil, isto é, com quem você interage mais. Cuidado! O Instagram pode adivinhar até seus pensamentos de quem é verdadeiramente especial para você. 😉

3. Relevância

De acordo com as fotos, legendas e hashtags, o Instagram mapeia quem seria interessante ver aquelas publicações. Mesmo que você não siga essas publicações, ela aparecerá no botão “explorar” como sugestão de post a ser visualizado por você.

4. Tempo de Vida Útil

Os Stories ficam no ar apenas 24h para o seu público. No feed, apesar do post ficar permanentemente, o tempo de validade dele termina também em 24h. É nesse tempo que o Instagram trabalha para mostrar essa postagem com quem mais interage. Se o engajamento for bom, ele mostra para mais pessoas dentro desse período, após esse prazo, a postagem só é vista para quem acessa seu perfil ou através de pesquisas de hashtags ou geolocalização.

5. Pesquisa por Perfil

Quando você quer ver as publicações de um determinado perfil rapidamente, você busca pelo nome dessa pessoa ou empresa no botão de pesquisa. Se você acionar essa pesquisa mais de duas vezes, esse perfil já aparece para você como prioridade em sua temeline, sem precisar vocês fazer essas pesquisas, pois o Instagram irá entender um forte relacionamento entre vocês.

6. Tempo parado no Post

Se você viu uma postagem, parou, olhou e passou mais tempo nessa publicação, mesmo sem ter curtido e comentado, o Instagram já considera que essa postagem é importante para você e irá priorizá-la nas próximas vezes que você navegar pela sua timeline.

Então…

Existem vários fatores que afetam o engajamento do Instagram. E quanto mais contas ativas houver nessa rede social, maior a possibilidade de você seguir mais pessoas e o alcance orgânico dos posts diminuir. Por isso, para você se destacar cada vez mais, invista em publicações envolventes, criativas e focadas em sua persona. Trabalhe para que esses fatores acima citados sejam realizados com louvor em seu perfil.

Se tiver alguma sugestão de post é só entrar em contato! Vou adorar ouvir você! 🙂

Abraços,

Vanessa Lins

[email protected]

 

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