Engajamento no Instagram: 7 Erros Fatais

Você pode estar destruindo o engajamento no Instagram até sem perceber! São ações diárias que você pode estar cometendo e, aos poucos, ir minando todo o seu alcance e interação. Confira quais são eles!

7 Erros Fatais que matam seu engajamento no Instagram

engajamento no Instagram

1) Não responder aos comentários e ao Inbox

O Instagram prioriza a conversa e a troca de informações na rede social. Dessa forma, quanto mais o usuário responder aos comentários e às mensagens Inbox, melhor!

O que acontece, e muito, é que muitos seguidores ficam sem respostas. Tanto quando perguntam sobre mais informações do produto ou serviço, ou quando simplesmente as pessoas escrevem comentários com elogios.

Caso a empresa ou o dono do perfil não tenham tempo de fazer essa ponte, é fundamental contratar uma pessoa ou uma agência para dar esse suporte.

2) Demorar muito entrar um post e outro

engajamento no Instagram

Quando você demora mais de uma semana para postar no Instagram, seja no Feed ou nos Stories, o algoritmo entende que você não está gerando conteúdo e diminui seu alcance.

Dessa forma, priorize postar diariamente. Sempre dê dicas e ensine ao seu público. Dessa forma, os seus produtos e serviços ficarão naturalmente mais vendáveis.

3) Fazer panfletagem virtual

Esse erro acomete boa parte dos perfis! Principalmente para quem ainda usa os serviços de automação (para saber mais sobre o assunto, clique aqui!).

Ou seja, em vez do perfil se preocupar em construir uma conexão com a sua audiência, ele empurra seus serviços e produtos. Pior ainda! Geralmente isso acontece no primeiro contato de quem começou a seguir.

Confira esse exemplo abaixo. Recebi essa mensagem de uma empresa que faz Workshop de Marketing Digital. Isto é, além de me empurrar os seus serviços, ainda não tem uma estratégia de envio bem definida. Afinal, como sou concorrente deles, não seria muito estratégico enviar isso para mim, concordam?

Além disso, é importante fazer do seu perfil um canal de conexão. Não se limite em apenas vender o seu produto. Dê dicas, busque conexão com o seu público e se mostre um perfil rico de conteúdo relevante.

4) Fazer mosaico mata seu engajamento no Instagram

A fase de brinca com quebra-cabeças já passou! Agora, o importante é fazer suas postagens com boa qualidade de imagem e leitura. Além disso, é importante que suas artes, fotos e vídeos estejam de acordo com o Branding de sua marca.

Isto é, que sua abordagem esteja alinhada com a essência da empresa ou da pessoa que gerencia a conta no Instagram.

Atenção! Entenda mosaico quando as pessoas pegam uma foto, transformam em um fotão e a posta em vários pedaços.

engajamento no Instagram
Exemplo de mosaico que você não deve fazer!

Isso aí, além de não passar uma informação relevante para seu público, ainda quebra seu engajamento por completo. Afinal, que vai curtir um pedaço de foto que não passa mensagem alguma?

Tão ruim quantos os mosaicos, são os posts vazios!

Isso acontece quando o perfil quer deixar um pedaço do seu feed em mosaico. Ou quando a pessoa pensa que fazendo isso, vai dividir uma etapa de outra no Instagram.

Acontece geralmente com posts de uma só cor!

Nesse post acima, a pessoa ainda deixou claro que esse post é para o feed. Não façam isso! Pois, por não haver muita interação com esse tipo de postagem, os próximos posts terão seu engajamento comprometido. Visto que, o Instagram considera o alcance obtido dos posts anteriores para classificar as próximas postagens.

Dessa forma, ao postar coisas vazias, além de não agregar a sua audiência, o usuário ainda compromete seriamente o engajamento do perfil.

5) Não fazer vídeos é um dos principais motivos que destroem o engajamento no Instagram

Enquanto o engajamento do Instagram cai, as visualizações de vídeo só crescem! Lembrem-se de mostrar seu conteúdo no Feed, Stories e IGTV com constância.

Além disso, invista em lives compartilhadas! Assim, você tem a oportunidade de atrair um público novo e que seja interessante para seu conteúdo e engajamento!

6) Não se preocupar com a legenda

É através das legendas que você deve se conectar com o seu público e ainda inserir chamadas de ação estratégicas, como: assine a Lista Vip, Saiba Mais no site, continue assistindo no canal do YouTube.

Saiba utilizar a abordagem de acordo com a sua persona e, com isso, fazer legendas claras, objetivas e que ajudem o seu público!

7) Não fazer um planejamento de postagens pode acabar com seu engajamento no Instagram

engajamento no Instagram

Postar aleatoriamente, sem se preocupar no horário que mais engaja ou no estilo de posts que vai atrair mais a sua persona é um grande erro.

Não poste “na doida”ou quando estiver inspirado. O Instagram não é poesia para esperar sua mente ficar florida de ideias. Foque nos problemas de sua persona, dê dicas e apresente os benefícios dos seus produtos ou serviços. Repita semanalmente.

Agora é não cometer mais esses erros e trabalhar sempre para o seu engajamento no Instagram não subir no telhado!


Agenda de Workshops

Fortaleza

No dia 5 de outubro haverá o Workshop O Poder do Instagram para Seu Negócio! Quem se inscrever até o dia 31 de agosto ganha o Curso Online de Stories Criativos! Então não perca! Vagas limitadas! Clique Aqui e Aproveite!

autoridade

Sabia que você pode obter mais resultados no seu negócio com as redes sociais?

Como encantar o cliente

Fique por dentro das principais estratégias nas redes sociais para divulgar o seu negócio! Para isso, eu posso te ajudar com a minha Mentoria de Marketing Digital.

Para saber mais, é só enviar um WhatsApp para: (85)99956-1195 ou clicar aqui! Então aguardo você!


Curso Online Stories Criativos 2.0

Curso Stories Criativos 2.0 é online e gravado, ou seja, você pode assistir do seu computador ou tablet no horário que quiser!

Você vai aprender a:

  • Colocar em prática as melhores estratégias para os Stories
  • Usar aplicativos de edição de vídeo
  • Usar aplicativos para edição de foto
  • Fazer montagem de vídeos e fotos
  • Como fazer textos com fontes diferenciadas
  • Desvendar os principais mistérios dos Stories
  • Fazer posts profissionais a custo zero

Tudo isso por apenas R$37,00! Isso mesmo! Todas essas informações, com muito aprendizado e a reunião dos melhores aplicativos por R$37,00! Então não perca tempo!

Para adquirir o curso agora é só clicar aqui.

O Curso está hospedado na plataforma da Eduzz.

Em seguida, é só colocar em prática e arrasar com seus Stories criativos e diferenciados!

Então aguardo você no curso e boas aulas!

Você precisa saber também:

Como Silenciar Contas no Instagram

Como Inserir a Sacolinha no Instagram

Como Fazer Link do seu WhatsApp

Como Personalizar Ícones dos Destaques do Instagram

E caso tenha alguma dúvida ou sugestão é só mandar um e-mail!

Até mais!

Vanessa Lins

WhatsApp: (85)99956-1195

Ir para o Topo do Site