Digitais Influencers e os Publiposts

É cada vez mais comum ver no Instagram de Digitais Influencers propagandas de produtos ou alguma indicação de marcas. Mas como saber se tais posts se tratam de propaganda ou se é apenas uma indicação espontânea feita por esses profissionais?

Diante disso, alguns países, como a Inglaterra, resolveram formalizar essas novas formas de divulgação. Agora, os Digitais Influencers terão que sempre deixar claro se os posts são publicidade ou não.

Conar lidera Ranking de Punições contra Digitais Influencers

 

Digitais Influencers

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) acompanha de perto as ações de empresas que fecham parcerias com Digitais Influencers. Para o órgão, tanto as empresas como os posts, devem deixar claro que as menções aos produtos e serviços fazem parte de uma ação publicitária.

O Conar também tem condenado a veiculação de mensagens não diretamente pagas pelos anunciantes. Mas feitas por influenciadores após o recebimento de brindes ou amostras dos produtos. A postura do conselho nestes casos tem sido a de não aceitar a argumentação das empresas, que alegam se tratar de menções “espontâneas” às marcas.

Segundo o Conselho, o fato de não haver contrato entre as partes não retira a intenção do anunciante de vincular o seu produto a um canal de visibilidade. Sendo assim, a prática um subterfúgio para propaganda disfarçada.

Como os Digitais Influencers Devem Proceder?

O maior problema desse tipo de divulgação de produtos ou serviços é a falta da transparência. O Instagram iniciou no ano passado as marcações que os Digitais Influencers podem realizar ao falar sobre algumas marcas.

No entanto, essa função ainda não está liberada para todos. Além disso, nem todas as marcas estão disponíveis para serem marcadas nesse tipo de post. Quando isso acontece, o ideal é marcar com a #PubliPost na legenda da postagem. Assim, os seguidores tomarão conhecimento que se trata de uma publicidade.

 

Digitais Influencers

Camila Coutinho marca a Mary Kay em parceria paga no Instagram. Foto: Reprodução Instagram @camilacoutinho

Como já mencionado antes, sabe-se que muitas blogueiras e influenciadores recebem presentes, e, na maioria das vezes, essas pessoas fazem questão de agradecer às empresas que enviam esse tipo de mimo. Porém, nesses casos não há pagamento. Apenas um agradecimento do que foi recebido. Mas mesmo assim, o Conar não está deixando esse tipo de iniciativa acontecer sem esclarecimentos.

O ideal, nesses casos, é que os Digitais Influencers informem que tais produtos ou serviços estão sendo mostrados, pois foram recebidos como presentes, e que apenas estão realizando um agradecimento.

E cabe a nós, como seguidores, identificarmos sempre os Digitais Influencers que falam com a verdade e compartilham parcerias com produtos que realmente acreditam que são bons para eles e para o seu público.

Os Digitais Influencers Devem se Alinhar Corretamente às Empresas

 

Digitais Influencers

Acredite, há muitas empresas que pedem para não informar nos Posts de que se trata de parceria paga. Tudo isso, para dar a ideia de uma indicação espontânea para o público. Logo, cabe também aos Digitais Influencers não aceitar esse tipo de acordo. Afinal, essa seria uma forma gritante de enganar os seguidores e de realização de “propaganda velada”.

Além disso, há algumas situações na quais os Influencers vão fazer alguma ação presencial, e os patrocinadores enviam roupas e acessórios para que eles vistam no evento no qual foi contratado. Nesse caso, nem é presente, nem é pagamento de publicidade. É uma parceria entre as marcas envolvidas. Nessas situações é melhor nem marcar tais peças, a não ser que no contrato haja algum ponto no qual seja abordado isso.

Logo, percebe-se que esse é um terreno muito novo e com muitas novidades surgindo a cada dia. Dessa forma, seria interessante que antes proibir muitas coisas, o Conar realizasse uma cartilha de políticas a serem adotadas pelos Digitais Influencers, tal como foi feito na Inglaterra.

Assim, evitam-se má interpretações, propagandas veladas e a enganação junto ao público. Além de ajudar aos Digitais Influencers que sempre trabalham de forma ética e transparente junto aos seus seguidores!


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Vanessa Lins

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