Comunicação Integrada: Unifique o Posicionamento de sua Empresa

Sua empresa precisa ser clara na mensagem que irá passar para a sua persona e seus mais diversos públicos. Todos os meios de divulgação precisam ser coerentes e mostrar uma identidade única nas mídias (online e off-line), como também nos meios de comunicação interna. Assim, seu posicionamento fica firme e bem interpretado na mente das pessoas com o uso e as estratégias da Comunicação Integrada.

Processo de Comunicação Integrada

Comunicação Integrada

processo de comunicação é formado pelos seguintes elementos:

  • Emissor
  • Receptor
  • Mensagem
  • Meio
  • Codificação
  • Decodificação
  • Resposta
  • Feedback
  • Ruído

Isso funciona assim: O emissor passa um mensagem para o receptor, por algum meio de comunicação. Essa mensagem vai codificada (pelo conteúdo em si), descodificada pelo receptor (a interpretação da mensagem), e depois disso, acontece a resposta por um canal de feedback, gerando um retorno da mensagem original. Durante esse processo, poderá haver algum tipo de ruído (erro gramatical ou falhas de interpretação…).

Entendendo todo esse fluxo e a importância de cada uma dessas etapas, fica claro para as empresas como é importante manter uma mensagem integrada e sem margem de ruídos, já que isso poderá comprometer, e muito, toda a estratégia de comunicação e de divulgação da sua marca.

Ao utilizar a Comunicação Integrada, além de passar uma mensagem clara para o público que você visa atingir, você também pode economizar! Já que a mesma identidade visual poderá ser utilizada em diferentes mídias e de campanhas.

O Mix de Comunicação Integrada

Comunicação Integrada

O Mix de Comunicação está dentro do P de Promoção do Mix de Marketing. A promoção tem como objetivo promover a marca, levando a uma maior visibilidade com foco em vendas.

  • Propaganda: Forma paga para promover produtos e serviços, tanto nas mídias off e online.
  • Vendas diretas: Contato pessoal direto. É o caso de consultoras de beleza da Mary Kay, Natura…
  • Promoção de vendas: Descontos, sorteios e concursos para gerar mais vendas
  • Relações públicas: Planejamento e gerenciamento da comunicação da empresa com seus diversos públicos
  • Marketing direto: Ações direcionadas para um público que já demonstrou interesse no seu produto ou serviço, como o e-mail marketing, mala direta ou lista de transmissão via WhatsApp.
  • Marketing Digital: Iniciativas de Marketing voltadas para o meio digital. Como divulgação dos produtos ou serviços nas redes sociais, blog e no Google. Nessa era, não há como uma empresa sobreviver sem esses recursos.

A Construção da Imagem com a Comunicação Integrada

Comunicação Integrada

A comunicação integrada está ligada com a missão, visão e valores de sua marca e como você quer que ela seja vista perante seu público. A imagem institucional é tudo que a sua empresa representa e que estão relacionadas à postura e atitudes que sua empresa transmite. Estando ela intimamente ligada ao Branding de sua marca!

Sua empresa deve passar uma imagem positiva junto ao seu público, além de promover ações para que essa boa percepção aumente seu alcance, atingindo mais pessoas e aumentando seus resultados.

Caso sua empresa precise de um reposicionamento de marca ou esteja passando por uma gestão de crise, mudanças no posicionamento serão necessárias. As imagens pegam e persistem mesmo após as mudanças, sendo necessário investir por longos períodos para modificar um erro de posicionamento do passado. Portanto, foque sempre nos 3Cs da comunicação integrada de marketing:

  • Coerência: diferentes mensagens e meios de comunicação estão ligados de forma lógica.
  • Consistência: múltiplas mensagens suportam e reforçam sua imagem, sem serem contraditórias em nenhum momento.
  • Continuidade: a comunicação continua integrada e consistente mesmo com o passar do tempo.

Conclusão

A Comunicação Integrada é fundamental hoje em dia, diante de tantas opções de mídias sociais e principalmente nesse momento de transmídia, isto é, quanto uma informação começa em uma mídia online e termina em outra. Investir em um posicionamento firme e em uma imagem institucional única, além de de economizar, gera uma identidade visual harmônica e coerência nas ações e campanhas da empresa.

Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida ou sugestão é só escrever para mim! 🙂

Abraços,

Vanessa Lins

[email protected]

Referência: Viver de Blog

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