7 Dicas de Como Trabalhar em Casa com Produtividade | Por Katy Garcia

Como Trabalhar em Casa com Produtividade?

Trabalhar em casa é o sonho de todos os pobres mortais que decidiram se aventurar e trabalhar pesado no conforto do lar. Uma escolha que a principio parece super acolhedora, mas se você trabalha sozinho e em casa, sabe muito bem que não é tão simples assim e demanda organização redobrada.

Não é simplesmente pular da cama, tomar café e abrir o laptop, tudo que acontece a sua volta, a rotina do lar, das crianças, do parceiro, da casa, influencia diretamente na sua produtividade, e se você não tomar cuidado, o que seria perfeito pode te levar ao fundo do poço.

Escrevo este artigo com propriedade, já que há 8 anos {completados em julho} eu trabalho em casa!

Oito anos de muito esforço, me tornei quase especialista no assunto e hoje, ainda tenho meus conflitos e dificuldades!

Mas vamos lá! A cada dica vou contar minha relação com os fatos e experiências que me ajudaram  a contornar a situação.

1.  Ao acordar, vista-se como se estivesse indo atender um cliente

Parece uma grande bobagem, mas eu sou a prova de que funciona!

Todo dia ao acordar, vista-se como se fosse atender um cliente a roupa será seu escudo.

Você realmente se sentirá vestido (a) para o trabalho, o que ajuda na produtividade e autoestima.
Com certeza já trabalhou de pijama, e sabe muito bem que sua produtividade, naquele dia caiu.
Isso acontece, porque nós somos seres sensoriais ou seja, quando estamos dentro de uma roupa molinha, ficamos mais relaxados, assim como quando estamos dentro de uma roupa mais rígida ou arrumada nos sentimos mais rígidos e empoderados. Outro belo exemplo é o da maquiagem, a gente sabe que quando coloca um batomzão ficamos mais poderosas, e imediatamente exalamos esse sentimento! Já quando não usamos nada, em muitas circunstâncias como aquele encontro de surpresa com um cliente no supermercado, nos sentimos meio constrangidas.

Como trabalhar em casa

2. Não misture o que é de casa com o trabalho!

Pra mim, este item é o mais difícil! Afinal, se você está em casa a casa está em você.

organização,  a barulheira {se houver outras pessoas}, as contasa alimentação, enfim… Todas as tarefas podem nos deixar perdidos, e quando vemos, deixamos o trabalho de lado e lá estamos nós lavando a louça, rs!

O que eu fiz foi dividir meu tempo e organizar minhas prioridades!

Exemplo:

Toda manhã levo a minha filha na escola e a tarde eu busco, ou seja, tudo que preciso fazer referente ao trabalho é neste período, entre as 07h40 e 16h40. Então, para facilitar a vida, deixo tudo organizado no dia anterior. Mochila da escola da Clara, meu look, o dela e tudo que vou precisar, caso atenda fora de casa.

Meu dia de trabalho em casa:

Voltando da escola eu reservo 1h30 para organizar o que está fora do lugar em casa. E depois estou livre para começar focada meu dia oficial de trabalho.

3. Reserve 5 minutos para relaxar,  focar e começar seu dia de trabalho, efetivamente!

Terminando as tarefas de casa, sento por 5 minutos {sempre que possível todos os dias}, coloco um mantra e esvazio a mente. Esses minutinhos são essenciais para deixar qualquer problema de lado e começar meu dia mais leve, focada e motivada.

4. Programe seus “fazeres” do dia

Liste suas tarefas básicas e clientes e vá “ticando” ou marcando um X depois de realizar cada uma.

Ok, Katy, já faço isso! Se você já faz, ótimo, mas não se sabote.

Perco as contas de quantas vezes eu listei minhas tarefas e não marquei o que executei e depois de tanta coisa feita, mal sabia o que ainda precisava fazer.

Existem muitos aplicativos que auxiliam na organização, mas mesmo trabalhando com tecnologia eu sou do papel e caneta! Tenho uma agenda ou melhor, um Bullet Journal onde anoto manualmente cada uma delas, e acrescento todas as que vão aparecendo durante o dia.

Não sabe o que é o Bullet Journal? Você pode descobrir através da querida Mariana Martins {clicando aqui}, minha amiga, cliente e designer de interiores! Ela me apresentou essa metodologia e hoje minha vida é ainda mais organizada!

Como trabalhar em casa

5.  Faça intervalos de 3 minutos durante suas tarefas!

Comigo funciona muito bem!

Algumas tarefas são bem curtinhas, então não paro, mas a cada tarefa de pelo menos 40 minutos, eu levanto, tomo um copo d’água, às vezes tomo um chá ou café. Isso me permite leveza e são momento onde percebo minha criatividade dando sinais! Às vezes uso esses minutinhos para verificar o celular e curtidas no instagram, rs!

Como trabalhar em casa

6. Coloque uma playlist que te faz feliz!

Para mim é essencial trabalhar ouvindo música, principalmente músicas que me deixam felizes! Elas ajudam na minha produtividade e criatividade! Como a maior da parte do tempo que estou trabalhando em casa estou desenvolvendo conteúdos para redes sociais, blog, escrevendo para clientes, montando dossiês das clientes de consultoria, a música me deixa relaxada e atenta aos detalhes! Não vivo sem!

Escolha um som que te dá animo e bora FOCAR no trabalho! Espia minha play favorita do momento! Basta clicar aqui.

Como trabalhar em casa

7. Use WhatsAppWeb e não perca tempo abrindo o celular!

Elevo as mãos para os céus e agradeço todos os dias por existir o WhatsAppWeb, como isso me ajudou  a otimizar meu tempo!

Eu uso muito o Whats para trabalhar ou seja, é essencial estar com ele conectado, afinal, isso me permite um atendimento super rápido para meu cliente, e isso para mim é muito importante!

Mas olha, eu vejo a notificação e respondo apenas prioridades, reservo um momento do meu dia especialmente para outras questões pessoais e o gerenciamento de demais redes, organizo no meu dia a dia de trabalho. Aqui por exemplo, olho três vezes ao dia as redes sociais. De manhã quando inicio as tarefas do dia, na hora do almoço e a noite antes de dormir.

Bom é isso!

Te ajudei? Espero que sim!

Tem alguma dúvida? Me conta!

Quero muito te MUITO mais!

.

Siga-nos no instagram @Estilize.se e @KatyGarcia.Oficial

Beijos e até já!

Katy Garcia.

Ir para o Topo do Site