Como Definir Metas e Objetivos de Marketing nas Mídias Sociais Para Obter mais Resultados

Por André Damasceno – CEO Melhor do Marketing

Como Definir Metas e Objetivos de Marketing nas Mídias Sociais Para Obter mais Resultados?

Depois que trabalhei durante 1 ano e 8 meses como operador de telemarketing na Embratel, onde eu tinha metas para diversas situações, inclusive de ir ao banheiro, percebi o quanto é valioso e fundamental você ter metas para tudo na vida: seja para conseguir comprar uma casa, viajar ou abrir um negócio.

Esse meu emprego na Embratel foi em 2004/2005 e foi o segundo de carteira assinada. Sem perceber, foi ali que eu comecei a dar muito mais valor para as metas e objetivos, mas nunca imaginei que algum dia usaria o conhecimento e técnicas aprendidas como operador de telemarketing dentro da minha empresa e na empresa dos meus clientes.

Bom, mas antes de definir suas METAS e OBJETIVOS para um projeto, campanha ou consultoria de MÍDIAS SOCIAIS, é preciso que você faça algo extremamente importante que é: Definir a PROPOSTA DE VALOR.

André, o que é uma Proposta de Valor?

Metas e Objetivos de Marketing nas Mídias Sociais

PV = A soma dos esforços e energia empregada em uma consultoria, campanha ou projeto de mídias sociais por meio de ações (implementar e criar o blog, definir a persona, criar a gestão de conteúdo e etc), que provocarão resultados a curto, médio e longo prazo, na empresa/marca.

Ao fechar uma consultoria de mídias sociais o PV é sempre um dos primeiros tópicos do meu ppt para apresentar ao cliente. Ele é criado por mim e pela minha equipe após o preenchimento do briefing pelo cliente.

Após desenvolver a sua Proposta de Valor, é hora de criar suas metas e objetivos em Mídias Sociais.

Vamos começar pelos objetivos:

Metas e Objetivos de Marketing nas Mídias Sociais

  1. Fazer com que o Twitter seja o SAC da minha empresa e o principal canal de diálogo com meus seguidores;
  2. Proporcionar dicas semanais sobre como utilizar nossos serviços por meio de vídeos curtos em nosso canal no YouTube;
  3. Aproximar a minha marca dos meus clientes através das LIVES no Facebook para despertar o interesse de compra;
  4. Estimular a participação dos meus seguidores no Instagram através de séries semanais publicadas toda quarta-feira, às 11:00

Agora vamos para as metas:

Metas e Objetivos de Marketing nas Mídias Sociais

  1. Atingir 2.000 fãs em 30 dias;
  2. Atingir 4.000 seguidores no Instagram no prazo de 90 dias;
  3. Aumentar em 10% as avaliações em minha fanpage e em 7% no Tripadvisor em 45 dias;
  4. Converter 3% dos meus seguidores durante uma postagem de um produto ou serviço. Ou seja, eu quero que eles cliquem no link e comprem!
  5. Aumentar em 18% o número de visualizações do meu canal no YouTube nos próximos 120 dias.

Algumas observações importantes sobre Metas e Objetivos de Marketing nas Mídias Sociais

Metas e Objetivos de Marketing nas Mídias Sociais

  • Sua meta deve ser temporal: estipule um período ou data para que a mesma encerre, caso contrário o tempo vai passando e você vai deixando;
  • Objetivos e metas se complementam. Ou seja, para cada objetivo pré-definido você terá que ter uma meta;
  • Defina os objetivos e metas junto com o seu cliente ou pelo menos valide com o mesmo. Nada pode sair da sua cabeça.
  • Toda meta criada deverá ser pensada com um plano de ação. Se a sua meta for atingir 1.000 seguidores no Instagram em 30 dias, liste 3 ou 4 ações que você deve executar para ultrapassar a sua meta. Exemplo de ação: Curtir posts de pessoas que ainda não me seguem.

Conclusão

Não basta ter uma meta clara com um objetivo. É preciso ter um plano de ação para cada meta que você criar, juntamente com um trabalho muito bom de execução.

O que você achou do conteúdo desse post? Deixe o seu comentário com a sua opinião e aproveite para seguir no Instagram e Facebook

Sensacional o artigo do André, heim! Agora vem a parte boa! Em breve ele estará aqui em Fortaleza! E quem se inscrever aqui saberá tudo em primeira mão! Então não perca tempo! Em breve todos os detalhes!

 

Grande abraço!

Vanessa Lins

[email protected]

 

Ir para o Topo do Site