Como Aumentar o Engajamento do Instagram?

Você percebeu que o alcance dos seus posts está menor, inclusive as visualizações dos Stories caíram um pouco também? Pois é, desde a chegada do algoritmo do Instagram, ou seja, quando os posts não aparecem mais na timeline por ordem cronológica, mas sim por grau de relevância, algumas contas estão passando por isso. Para superar esse fato, vou te passar alguns passos de como aumentar o engajamento do Instagram.

Como Aumentar o Engajamento do Instagram?

 

Como Aumentar o Engajamento do Instagram

Focar em um nicho de atuação e escrever diretamente para a sua persona já são os primeiros passos para aumentar a visibilidade de sua conta. No entanto, existem outros fatores que podem contribuir para que a entrega de suas mídias seja melhor.

1)  Horários

Como Aumentar o Engajamento do Instagram

Nas contas comerciais, dentro do seu Instagram Insights (Informações – Audiência – Seguidores) há os dias e os horários, nos quais seu público é mais engajado. Dentro desse período considerado mais quente, você pode começar a fazer testes. Poste conteúdos com duas horas de antecedência, e depois, uma média de duas horas de atraso. Então verifique em qual você obteve mais resultado. Faça os mesmos testes depois de uma semana, para saber se o engajamento mudou nesse tempo. Principalmente se houver eventos importantes de um mês para outro, como férias, carnaval ou feriados. Dessa forma, você terá dados empíricos sobre seus melhores horários e saberá como aumentar o engajamento do Instagram.

2) Seus Posts

No Feed

No Feed, priorize apenas uma postagem por dia. Esse tipo de post tem em média 24h de vida no Instagram, ou seja, depois que foi postado, ele aparece na timeline das pessoas, mais ou menos, dentro desse período. Logo, a mídia que você colocou no ar vai percorrer esse tempo para ganhar engajamento e somar curtidas, comentários e compartilhamentos. Digamos que você poste duas ou mais vezes durante o dia, todo esse trabalho que o Instagram teria engajando um post, será dividido com os outros. Então é melhor colocar suas informações mais relevantes em um só post e nos horários mais engajados.

Além disso, busque a interação com o seu público, fazendo perguntas e pedindo para responder nos comentários. Pergunte sobre assunto mais pessoas, pois as pessoas têm mais liberdade para falar. Por exemplo: Você já utilizou automação em seu Instagram? Conte a sua experiência nos comentários.

Outra tática muito boa para você saber como aumentar o engajamento do Instagram é pedir nos Stories que as pessoas façam perguntas e interações no último post do Feed. Assim, você faz uma transmídia dentro do próprio Instagram e estimula o seu público a utilizar a maioria dos recursos dessa rede social. O que é ótimo para engajar!

Nos Stories

Para engajar bem nos Stories, você precisa abusar da criatividade e reter a atenção do seu público com assuntos que envolvam. Evite fazer muitos vídeos explicando sobre algo que você poderia explanar de forma mais objetiva em três. Afinal, à medida que você faz mais Stories, o engajamento tende a cair entre eles. Outra dica para os Stories é intercalar entre vídeos e fotos. Isso ajuda a manter a sua história mais dinâmica e atraente. Você pode também utilizar aplicativos que deixam o layout do que você posta, mais criativo e diferente.

Para aumentar ainda mais a sua visibilidade, você pode fazer lives compartilhadas. Assim, a sua bolinha ficará sempre na frente e ainda tem a chance de ser reconhecido pelos seguidores da pessoa que está dividindo a tela com você. Você pode fazer Stories a cada três horas. Para a sua bolinha sempre voltar lá para frente.

Além disso, utilize os Stickers, como a localização e hashtags de acordo com o seu perfil. E sempre busque interagir com o seu público, fazendo enquetes, perguntas e utilizando o temporizador para eventos que você irá participar ou lançar.

3) Hashtags

Como aumentar o engajamento do Instagram

Tanto no feed como nos stories elas realmente fazem a diferença. Cuidado apenas para não atrair concorrentes para seus posts. Use hashtags que estejam de acordo com a sua persona. Por exemplo, se você vende t-shirts personalizadas, evite colocar #tshirtsublimada #tshirtemsilk… pois esse tipo de descrição remete à forma de produção, que nem todos os clientes têm conhecimento disso. Logo, seria mais interessante usar: #tshirtpersonalizada #tshirtcriativa #tshirtfeminina #modabasica, já que seria isso que o seu público iria buscar no Instagram.

No Feed, você pode utilizar até 30 hashtags, mas inserindo 10 já estão de bom tamanho. Evite repetir as mesmas hashtags em seus posts, use-as diferentes entre sim, que estejam alinhadas com o seu post e diferentes das postagens anteriores.

E para saber como aumentar o engajamento do Instagram ainda mais, use hashtags em seus Stories! Utilize até duas e que estejam alinhadas ao assunto que você aborda. Dessa forma, nunca, jamais, em tempo algum, faça, por exemplo, um Story sobre bolo de chocolate e coloque a hashtag #Neymarjr, pois dessa forma o Instagram vai entender que você quer burlar o algoritmo e pode diminuir o alcance dos seus posts nas próximas publicações.

Agora é só colocar em prática, que você irá saber facilmente como aumentar o engajamento do Instagram!


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Até mais!

Vanessa Lins

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