Como Fazer uma Apresentação Perfeita

Seja em palestras, no trabalho ou para ministrar uma aula, as apresentações têm o desafio de prender a atenção de quem assiste. Quanto mais dinâmica, melhor! Existem alguns passos para fazer uma apresentação perfeita, conhece-as e as siga a partir de agora!

Como Fazer uma Apresentação Perfeita

Apresentação Perfeita

Método 10-20-30

Segundo Guy Kawasaki, que já foi colaborador e “chefe evangelizador” da Apple (uma espécie de missionário da marca), o ideal seria utilizar a regra 10-20-30.

10 Slides. Segundo o palestrante, o ser humano não consegue ficar 100% apto de atenção com número acima desse. A enumeração para uma apresentação perfeita seria:

1. O problema
2. Qual a solução
3. Qual o modelo de negócios
4. Valorize a mágica/tecnologia
5. Marketing e vendas
6. Competição
7. Equipe
8. Projeções e conquistas
9. Status atual e cronologia
10. Recapitule e chame para a ação

O foco principal de uma apresentação está na abordagem do problema e solução mais adequada para o mesmo. Os demais itens poderão ser adaptados de acordo com cada situação.

20 Minutos – O ideal é 20 minutos de apresentação para 10 slides. Que você possa utilizar de 30 a 40 minutos restantes para tirar dúvidas e levantar questões sobre o tema abordado.

30 de fonte – Fazer slide de livro ou caderno não aprende a atenção de ninguém. Por isso o palestrante destaca que somente os pontos importantes e de maior atenção deve estar presentes no slide. O ideal seria uma fonte de tamanho 30. E que você não leia os slides. Pois se isso fizer, o público vai perceber logo e ler tudo antes mesmo da apresentação.

Use o recurso apenas com um guia dinâmico de sua apresentação.

3 Passos para uma Apresentação Perfeita

Apresentação Perfeita

  1. Aborde com foco sobre o objetivo principal da apresentação. Leve as soluções relacionadas à problemática a ser resolvida. Qualquer dado que não está transmitindo uma mensagem específica pode enfraquecer o impacto da apresentação.
  2. Saiba o motivo principal das pessoas quererem ver você. O foco poderá ser em aspectos diferentes e fazer com que os espectadores sejam mais receptivos ao que você diz. O mesmo discurso pode ter impactos diferentes quando direcionado a acionistas, engenheiros ou vendedores.
  3. Prepare-se para a sua palestra. Domine o assunto e faça com que o público foque em você e não na sua apresentação.
  4. Conte histórias e cases que sustentem a sua teoria ou que passem mais leveza à apresentação. Levar histórias reais e de sucesso geram conexão e prendem melhor a atenção do público.

O Palestrante na Apresentação Perfeita

Apresentação Perfeita

Como o palestrante deverá se comportar no palco para chamar mais a atenção do público?

  1. Use as mãos! Gesticular de acordo com o que você fala, passa dinamismo à paelestra. Evite deixar as mãos cruzadas ou atrás do corpo.
  2. Movimente-se no Palco, com sutileza e sem pressa, e sempre mantendo contendo visual com o público presente. Isso passagem a mensagem subliminar que o foco da apresentação é você e que as pessoas deverão te acompanhar,
  3. Fale com firmeza! Não gagueje, passe um tom de voz com confiança em bom tom. Passe as informações com clareza e coerência. Isso passa credibilidade e aumenta a atenção do público.

__

Veja Também!

Como Aumentar a Produtividade no Trabalho

Como Aumentar Produtividade no Trabalho!

__

Nesse mês de novembro estarei lançando meu curso online de Instagram para Negócios! Quem se inscrever aqui receberá em primeira mão o lançamento com valor promocional! Aproveite! Só por essa semana!

__

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, já sabe! É só enviar um e-mail!

Até a próxima!

 

Vanessa Lins

[email protected]

Ir para o Topo do Site