7 Erros Fatais no Instagram: Qual você comete?

7 Erros Fatais no Instagram

Não é de hoje que falo aqui e no Instagram (segue lá @vanessalins.mkt) que as redes sociais são feitas para conectar as empresas com seus clientes em potencial. São canais que encurtam distâncias e onde se criam relacionamentos. No entanto, grande parte das empresas, profissionais liberais e digitais influencers não acordaram para essa realidade e caem na crença limitante que no Instagram é “só postar” e acabam caindo nesses erros fatais do Instagram!

7 Erros Fatais no Instagram

Erros fatais no Instagram

1) Não responder aos comentários.

Os perfis comerciais que deixam de responder a um seguidor, não está apenas deixando uma pessoa no vácuo. Ela simplesmente está perdendo oportunidades de venda. Além disso, ela decepciona o seguidor que não teve sua questão atendida! Afinal, o público das redes sociais gostam de informações de fácil alcance e simples.

E o pior é quando a empresa ou pessoa não responde nunca aos comentários, mas só faz isso quando responde a críticas. Ou seja, em vez de valorizar quem admira o trabalho, acaba dando voz a mensagens que agridem.

Confiram esse exemplo abaixo, as perguntas foram feitas há quatro semanas e até agora, nada de resposta.

Erros fatais no Instagram

2) Não responder ao Inbox.

É mesma teoria dos comentários. Com um agravante, a falta de interação via Inbox é ainda pior! Pois, parte-se do princípio que o seguidor quer interagir com você um pouco mais. Então, não respondendo a ele, além de perder a venda, ainda decepciona muito mais a pessoa! E tem mais! Quando um personal liberal ou digital influencer não faz essa interação, também passa a imagem de inatingível.

Claro que é alguns perfis com milhares de Inbox e comentários. Para esses casos, o ideal é ter uma pessoa que ajude no feedback aos seguidores ou separar, ao menos, um hora por dia para fazer esse dever de casa. Dessa forma, fica mais difícil cair nesses erros fatais no Instagram.

Abaixo está um exemplo clássico. Essa loja vende óculos escuros no Recife. Eu estava realmente querendo comprar dois modelos. Então perguntei o valor e se entregavam em Fortaleza. Isso no dia 24 de novembro, no entanto até hoje (7 de dezembro) continuo sendo ignorada com sucesso.

Erros fatais no Instagram

3) Não ligar para marcações feitas pelos seguidores nos Stories, fotos ou comentários

Quando alguém marca o seu perfil, seja nos Stories, fotos ou em comentários, é porque ela admira muito o seu trabalho (Exceto quando aquele seu amiguinho te marca em sorteio. Esse não gosta muito de você! Rsrsrsrs). O objetivo da pessoa ao fazer isso é ser simplesmente notada! Então, quando uma resposta é dada, o reconhecimento já foi gerado. A falta dele, entristece. Dessa forma, fique de olho sempre em quem te marcou. Você pode cativar ainda mais o seu público!

4) Tratar valores de produtos como segredo de Estado

Erros fatais no Instagram

A não ser que você venda produtos de alto valor, como jóias, ou seja atacadista, não há problema em colocar os preços dos seus produtos em seu Instagram. Seja na legenda ou no próprio post. Lembre-se, os consumidores de redes sociais gostam de informações diretas e rápidas. Se tem tudo ao alcance de suas mãos, seu poder de venda aumenta. Logo, facilite a vida de quem te segue e de quem quer comprar de você! Porque depois não vale reclamar da crise…

5) Não deixar um contato na descrição do perfil

A não ser que você seja um telepata, é fundamental deixar na descrição do seu perfil seu número de telefone, de preferência o link do seu WhatsApp (saiba como fazer aqui). Assim, você facilita ainda mais a vida do seu seguidor, aumentando a sua chance de venda e de ser encontrado. E caso você só tenha telefone fixo para contato, lembre-se de colocar o DDD!

6) Postar muitas vezes por dia

Não aperreie a sua audiência! Mais de três postagens por dia já pode incomodar seus seguidores. Verifique seu horário de maior engajamento e invista nele. Você sabia que o principal motivo que leva alguém a deixar de seguir um perfil é o excesso de postagens? Então fique ligado nisso!

7) Entrar na paranóia do Feed Perfeito

Deixa eu te contar uma coisa: Instagram é uma rede social para criar relacionamentos e conexões com o seu público, através de engajamento. Guarde essa informação na sua mente, coração e ainda pendure esse recado na porta do seu quarto! Logo, preocupe-se com a mensagem passada em cada post, no tipo de postagem que mais engaja, se fotos ou vídeos, e que seu conteúdo esteja alinhado ao seu público.

Feed não é quebra-cabeça para você brincar de juntar pecinhas. Feed não é Outdoor para você levar o conceito de uma mídia impressa para as redes sociais. O seu Feed pode ser harmonioso e organizado usando simplesmente a mesma paleta de cores ou o mesmo filtro nas fotos. Olha aí esse exemplo, que lindo:

Erros fatais no Instagram

Agora é só não cometer esses erros fatais no Instagram e partir pro abraço!


Atenção Fortaleza! No dia 3 de agosto haverá o Workshop O Poder do Instagram e do WhatsApp para Seu Negócio! Quem se inscrever até o dia 28 junho ganha o Curso Online de Stories Criativos! Clique Aqui e Aproveite!

Worshop Instagram Fortaleza

Sabia que você pode obter mais resultados no seu negócio com as redes sociais?

Como encantar o cliente

Fique por dentro das principais estratégias nas redes sociais para divulgar o seu negócio! Para isso, eu posso te ajudar com a minha Consultoria de Marketing Digital ou com o meu Curso Online Instagram para Negócios! Para saber mais, é só enviar um WhatsApp para: (85)99956-1195 ou clicar aqui! Então aguardo você!


Curso Online Stories Criativos 2.0

Curso Stories Criativos 2.0 é online e gravado, ou seja, você pode assistir do seu computador ou tablet no horário que quiser!

Você vai aprender a:

  • Colocar em prática as melhores estratégias para os Stories
  • Usar aplicativos de edição de vídeo
  • Usar aplicativos para edição de foto
  • Fazer montagem de vídeos e fotos
  • Como fazer textos com fontes diferenciadas
  • Desvendar os principais mistérios dos Stories
  • Fazer posts profissionais a custo zero

Tudo isso por apenas R$37,00! Isso mesmo! Todas essas informações, com muito aprendizado e a reunião dos melhores aplicativos por R$37,00! Então não perca tempo!

Para adquirir o curso agora é só clicar aqui.

O Curso está hospedado na plataforma da Eduzz. Caso ainda não tenha cadastro, é só fazer um bem rapidinho!

Logo após, é só colocar em prática e arrasar com seus Stories criativos e diferenciados!

Então aguardo você no curso e boas aulas!

Você precisa saber também:

Como Silenciar Contas no Instagram

Como Inserir a Sacolinha no Instagram

Como Fazer Link do seu WhatsApp

Como Personalizar Ícones dos Destaques do Instagram

E caso tenha alguma dúvida ou sugestão é só mandar um e-mail!

Até mais!

Vanessa Lins

WhatsApp: (85)99956-1195

Polêmicas no Marketing

Ir para o Topo do Site